terça-feira, 22 de agosto de 2023

7 dicas de livros para começar a ler clássicos

Quando se fala em clássico, muitos querem distância, pois imaginam logo um livro impossível de entender. A boa notícia para quem deseja se aventurar nesse universo é que nem todos os clássicos são tão difíceis como parecem. Realmente existem aqueles cuja leitura pode ser mais desafiadora, mas também há os de leitura tranquila que podem ser apreciados até por um leitor menos experientes.

Se você sente vontade de explorar um clássico de leitura mais acessível, confira essas sete dicas.

1. O Alienista - Machado de Assis

Clássico da literatura nacional, "O Alienista" é uma história curta que pode ser considerada tanto um conto quanto uma novela. A história acontece em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, na vila de Itaguaí. O médico do local, Dr. Simão Bacamarte, decide inaugurar um sanatório, chamado de Casa Verde. Sua intenção é abrigar pessoas com problemas mentais para estudá-las e descobrir uma cura universal para a loucura. Porém, as coisas fogem do controle.

2. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

A trama de Fahrenheit 451 se desenrola em uma sociedade totalitária, na qual os livros são proibidos. No entanto, algumas pessoas ainda mantêm livros escondidos. Os bombeiros são responsáveis por encontrar essas obras e atear fogo nelas. Um desses bombeiros, Montag, inicialmente não questiona seu sistema, porém passa a sentir curiosidade de saber o que há nos livros.

3. O apanhador no campo de centeio – J. D. Salinger

A história é narrada por Holden Caulfield, um adolescente de 17 anos. Tem uma linguagem bem tranquila, como um adolescente falando. O garoto está narrando uma aventura de alguns dias pela cidade de Nova York, após ser expulso da escola e não querer voltar para casa, com medo da reação dos pais.

4. A revolução dos bichos – George Orwell

A revolução dos bichos é uma distopia em forma de fábula. A história acontece em uma fazenda. Um dos animais, o Major, sente que está velho e decide fazer um discurso para todos os animais da fazenda incentivando-os a se libertar da dominação do homem. Tem uma linguagem bem simples de entender. Parece uma narrativa simples, contudo traz muitas informações nas entrelinhas, como uma crítica aos regimes totalitários.

5. O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

A novela relata a história de um pequeno príncipe que vive no planeta Asteroide B612. É um planeta muito pequeno. Lá só vivem ele e sua rosa, ela é muito vaidosa e fala muito. Porém, o garoto se sente só e decide sair em busca de um amigo. Ele viaja por vários planetas diferentes e conhece todo tipo de pessoa. Quando chega ao planeta Terra, conhece uma raposa que lhe ensina o que é amizade.

6. Vidas secas - Graciliano Ramos

Último romance do escritor Graciliano Ramos, publicado em 1938. Conta a história de uma família de retirantes do sertão nordestino brasileiro. Eles vivem uma vida muito dura de miséria, fome e seca. Saem do Sertão em busca de uma vida melhor. É uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Possui muitas críticas sociais bem atuais e relevantes até hoje.

7. O Quinze - Rachel de Queiroz

Lançado em 1930, O Quinze é o primeiro romance da escritora cearense, Rachel de Queiroz. A obra também aborda o tema da seca. Narra a grande seca que assolou o Ceará em 1915, quando ficou 5 anos sem chover. Com o agravamento da seca, uma família decide sair de Quixadá para Fortaleza a pé. No percurso até a capital passam por muitas dificuldades, como fome e sede.

Essas obras são ótimas portas de entrada para o mundo dos clássicos. Você já leu algum deles? Recomenda alguma outra obra? Compartilhe suas experiências nos comentários e continue acompanhando o blog para mais dicas como essa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário