sábado, 9 de setembro de 2023

10 curiosidades sobre livros que talvez você não saiba

Livro com bordas douradas e relógio antigo

O mundo dos livros é fascinante e surpreendente. Desde os tempos mais antigos, seus textos carregam um mundo de conhecimentos e histórias interessantes. Devido a grande importância que tiveram para a humanidade, muitas obras e bibliotecas ficaram marcadas na história e trazem consigo muitos fatos curiosos e interessantes.

Se você é apaixonado por livros e por fatos curiosos, confira essas 10 curiosidades sobre livros que talvez você ainda não saiba.

1. A primeira biblioteca da história

A primeira biblioteca que se tem notícia é a Biblioteca de Ebla. Ficava na Síria e foi fundada no 3º milênio a.C. O seu acervo possuía cerca de 15 mil placas de argila com escrita cuneiforme.

2. O primeiro livro da história

O primeiro livro de que se tem notícia é o Diamond Sutra, um compilado de texto budistas, produzido por chineses em 868 d.C.

3. O primeiro livro impresso

Por volta de 1440, Johannes Gutenberg criou a imprensa de tipos móveis. A primeira obra impressa foi a Bíblia, em meados de 1450. Sua composição e impressão levou mais de 2 anos. Foram produzidas 180 cópias nesse período, 150 impressas em papel e 30 em pergaminho. Hoje ainda existem cerca de 60 cópias espalhadas pelo mundo, algumas estão em bibliotecas de universidades da Alemanha.

4. Primeiro livro escrito em máquina de escrever

O primeiro exemplar datilografado em uma máquina de escrever foi Adventures of Tom Sawyer (As Aventuras de Tom Sawyer)do escritor estadunidense Mark Twain.

5. O livro mais lido do mundo

A Bíblia Sagrada é considerada a obra mais lida de todos os tempos. Com mais de 3,9 bilhões de cópias ao redor do mundo, foi traduzida para mais de 3 mil idiomas e se encontra há mais de 50 anos na primeira posição de mais lido.

6. O maior livro do mundo

Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, entrou para o Guinness Book como o maior livro do mundo. Contém mais de 3000 páginas, 1,3 milhões de palavras e 9.609.000 caracteres.

7. O país que mais lê

Segundo o World Culture Score Index a Índia é considerado o país do mundo que mais lê. Sua população lê em média 10,7 horas por semana.

8. A maior biblioteca do mundo

Localizada em Washington, Estados Unidos, a Biblioteca do Congresso (Library of Congress) é considerada a maior biblioteca do mundo, tanto em espaço físico como em quantidade de obras no acervo. Este possui mais de 155 milhões de exemplares em mais de 400 idiomas diferentes.

9. A frase mais longa de um livro

O livro Os Miseráveis, do escritor francês Victor Hugo traz a frase mais longa já encontrada em um livro. Ela possui 823 palavras.

10. O livro mais caro do mundo

O Codex Leicester é um manuscrito com textos e esboços de ilustrações de Leonardo Da Vinci, escritos entre 1508 e 1510. Em 1994 a obra foi adquirida por Bill Gates por 30,8 milhões de dólares.

O que você achou das curiosidades sobre livros? Já conhecia alguma delas? Deixa um comentário e continua acompanhando o blog, pois sempre tem fatos curiosos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário