segunda-feira, 9 de julho de 2018

Resenha: Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

Titulo: Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Editora: Biblioteca azul
Gênero: Ficção Científica (Distopia)
Ano de publicação: 1953
Ano da edição: 2012
Páginas: 216

             

Fahrenheit 451 é um romance distópico, um clássico da ficção científica. Foi publicado em 1953, pelo escritor norte-americano Ray Bradbury. A história se passa em um futuro próximo em que a sociedade é governada por um estado totalitário e na qual os livros são proibidos, pois eles despertam sentimentos nas pessoas e fazem-as pensar e questionar a sociedade e segundo o governo isso impede a felicidade das pessoas.

Apesar dos livros serem proibidos, algumas pessoas continuam a lê-los, porém o fazem escondido. Se elas forem descobertas, serão presas, os bombeiros vão até sua casa e ateiam fogo nos livros, pois essa é a função dos bombeiros na história. Dessa forma, eles nunca apagam fogos, já que todas as casas são a prova de combustão, eles apenas incendeiam os livros.

O personagem principal da história é Guy Montag, um bombeiro que vive, junto com sua esposa Mildred, uma vida tranquila, sem grandes problemas nem preocupações. Assim seguem suas vidas, com ele incendiando livros e ela assistindo televisão por horas todos os dias, de forma quase automática, sem que eles pensem, nem questionem nada do que fazem. E dessa forma vive toda a sociedade.

Montag segue sua vida assim, até que conhece sua vizinha, uma adolescente questionadora chamada Clarisse. O pouco que eles conversam já é suficiente para fazer com que Montag pensar sobre sua vida e questionar tudo o que vinha fazendo até então e isso despertou nele a curiosidade em ler livros. A partir dai grandes mudanças começaram a acontecer na sua vida.

Me chamou muita atenção a forma de escrita desse livro, pois é uma escrita poética e ao mesmo tempo simples, não trazendo nenhuma dificuldade para entender a história. 

Se você gosta de livros e ainda não leu esse, provavelmente você vai gostar. Na verdade todos que gostam de livros deveriam ler.

E se você gosta de filmes, existe uma ótima adaptação desse livro dirigida por François Truffaut. É um excelente filme para ver depois de ler o livro.

Titulo: Fahrenheit 451
Direção: François Truffaut
Ano: 1966
Gênero: Drama/Ficção científica
Origem: Reino Unido
Duração: 1h 52min


Curiosidades sobre o livro:

⇨ O livro se chama Fahrenheit 451, porque faz referência aos 451 graus Fahrenheit que é a temperatura na qual o papel queima que equivale a aproximadamente 233 graus Celsius;

⇨ A primeira versão do livro tinha o titulo de The Fire Man, apenas mais tarde o autor decidiu mudar para Fahrenheit 451;

⇨ A primeira versão do livro e foi escrita em apenas 9 dias;

⇨ Montag, o personagem principal, tem o nome de uma fabrica de papel e Faber, amigo de Montag, tem o nome de uma fabricante de lápis, porém a escolha dos nomes foi apenas coincidência e o autor só percebeu isso anos depois ao rever o livro.

Fica então a dica do livro e do filme. Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário