sábado, 12 de agosto de 2023

Resenha: A megera domada - William Shakespeare

Título:
A Megera Domada
Autor: William Shakespeare
Gênero: Peça de teatro (comédia)
Editora: Lpm pocket
Páginas: 135
Ano de publicação: 1594
Ano da edição: 1998

A Megera Domada é uma peça de teatro de comédia, do escritor inglês William Shakespeare. Publicada em 1594, trata-se de uma história dentro de outra história. 

Tudo começa quando um nobre resolve fazer uma pegadinha com o bêbado Sly, ao encontrá-lo adormecido no chão, em frente a uma taberna. Assim, pede a seus súditos para vestirem o bêbado como um rico, sem que perceba. Ao acordar Sly fica sem entender o que está acontecendo e o convencem que ele é rico e que perdeu a memória. Então o Nobre pede para uns atores encenarem uma peça para Sly, só para observá-lo caindo em sua armação. A peça é A Megera Domada.

A Megera Domada conta a história de amor de Catarina e Petruchio. Catarina é uma mulher de personalidade muito forte. Tem uma irmã mais nova, Bianca, uma moça mais doce e cheia de pretendentes. Porém, o pai das moças, o Sr. Baptista, só deixa Bianca casar depois de Catarina casar, mas devido a sua personalidade a jovem não tem nenhum pretendente.

Um dia, aparece em Pádua, Verona um rapaz chamado Petruchio, em busca de uma moça rica para casar. Não importando como seja, desde que seja rica. Com isso, os pretendentes de Bianca falam de Catarina para o moço, que logo aceita casar com ela. Desse noivado a história vai se desenrolando.

É uma história muito engraçada, tem cenas hilárias. Eu adorei. Tem uma linguagem simples e tranquila de entender. É uma ótima opção de leitura para quem tem vontade de ler Shakespeare, mas nunca leu.


Adaptações de A Megera Domada para as telas:

A Megera Domada possui diversas adaptações para as telas, algumas das mais conhecidas são: 

  • Novela O Cravo e a Rosa (2000), adaptada por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira.
  • Filme 10 coisas que eu odeio em você (1999), dirigido por Gil Junger.
  • Filme A megera Domada (1967), dirigido por Franco Zeffirelli.
Também vale a pena conhecer essas adaptações, cada uma foi construída a sua maneira, buscando atender a diferentes tipos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário