terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Resenha: O alienista - Machado de Assis

Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Gênero: Conto/ Novela
Editora: Ática (Série bom livro)
Páginas: 48
Ano de publicação: 1882


O Alienista é um livro do realismo da literatura brasileira. É um texto curto. Alguns o consideram como um conto, outros como uma novela. Não há um consenso sobre isso. Na edição que li, o livro tem 48 páginas. 

O personagem principal é o Dr. Simão Bacamarte. Ele se formou em medicina na Europa. Não podendo exercer lá a profissão, voltou ao Brasil e foi para a Vila de Itaguaí, uma pequena cidade no Rio de Janeiro. 

Em Itaguaí, aos 40 anos, conheceu D. Evarista, uma moça de 25 anos. Como via nela uma moça jovem, com condições anatômicas e fisiológicas de dar-lhe filhos saudáveis e inteligentes, Dr. Simão Bacamarte casou-se com ela. 

No Brasil, o médico resolve dedicar sua vida ao estudo da ciência. Ao perceber que em sua cidade não existia nenhum médico que cuidasse da saúde mental da população, especializou-se nesse assunto. Se tornando então um Alienista.

Como a cidade não tinha nenhum local para abrigar os loucos, o alienista decidiu abrir um sanatório para abrigá-los. A sua intenção era estudá-los e descobrir a cura para a loucura. Quando eles estivessem curados, poderiam voltar à sociedade. Houve uma certa resistência da população e do governo para a construção dessa casa, porém ele conseguiu autorização e fundou com o nome de Casa Verde. 

Inicialmente, o médico levou para a Casa Verde apenas as pessoas que realmente tinham problemas mentais. Porém, com o tempo, começou a pegar pessoas que aparentemente não tinham nenhum problema, mas apresentavam algum tipo de comportamento que ele considerava anormal a partir da sua visão pessoal. 

Um exemplo, foi o caso de uma pessoa que se preocupava excessivamente com joias, vestidos e coisas do tipo, a maior parte do seu dia. Mesmo não sendo um comportamento anormal, de loucura, o alienista considerou que era e internou a pessoa na Casa Verde.

Houve vários casos semelhantes pela cidade, isso começou a ocasionar comentários, medo, revolta e uma série de sentimentos na população. Uma sucessão de outros acontecimentos se desenrolaram disso.

O tema principal do livro é a relação de loucura e lucidez. Por ser um livro do período realista, traz uma série de características comuns da obra de Machado de Assis desse período, como ironia, crítica a sociedade brasileira da época, metalinguagem, entre outras. Aborda ao longo da história outros assuntos como futilidade, corrupção, egoísmo, casamento de interesses, coisas comuns na sociedade da época, mas que ainda são muito presentes no Brasil de hoje.

Outra característica da obra é a sua linguagem, que é muito bem construída. Por conta disso, muitos consideram os livros do autor difíceis de ler, mas com a leitura calma e atenta é possível entender, sem muitas dificuldades.

Por ser um livro curto, pode ser uma ótima opção para quem quer começar a ler Machado de Assis.

Eu considero O Alienista um dos melhores contos que eu já li, recomendo muito a leitura. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário