Autores: Vicki Myron e Bret Witter
Editora: Globo
Gênero: Biografia
Páginas: 272
Ano: 2008
Dewey, um gato entre livros trata-se de uma história real. É a biografia de Dewey, um gato que viveu por 19 anos na Biblioteca Pública de Spencer, em Iowa, Estados Unidos.
A autora do livro e narradora da história é Vicki Myron, uma bibliotecária e ex-diretora da Biblioteca Pública de Spencer.
O livro começa falando sobre a cidade de Spencer que estava passando por uma grande crise econômica naquele momento.
Em uma manhã fria, Vicki chega a biblioteca, ouve um barulho vindo da caixa de devolução de livros, quando vai olhar encontra um gatinho com poucas semanas de vida. Ele estava magro, com frio e com fome. Vicki e os demais funcionários da biblioteca passam a cuidar dele.
Desde o momento que o encontraram, começam a chamá-lo de Dewey em homenagem à Classificação Decimal de Dewey (CDD), um sistema de classificação documentária desenvolvido por Melvil Dewey. Hoje esse sistema de classificação bibliográfica é o mais utilizado do mundo.
Como não sabiam para onde levar o gato, deixaram-o ficar na biblioteca. Então, pediram permissão ao prefeito da cidade e ele autorizou.
A partir daí Dewey passou a morar na biblioteca. Como era muito sociável, atraia a atenção dos frequentadores do local. Com o tempo acabou se tornando conhecido em toda a cidade. Sua fama se espalhou tanto que até uma emissora de televisão japonesa foi à biblioteca para Dewey participar de um documentário que estavam produzindo.
Durante todo o livro vamos conhecendo a vida de Dewey e suas aventuras na biblioteca, bem como a importância que o gato teve para a cidade e para a vida de algumas pessoas.
Se quer conhecer mais sobre Dewey, não deixe de ler Dewey, um gato entre livros. Além disso, no youtube há vídeos sobre ele, alguns são até citados no livro, eu encontrei esses.
Os vídeos estão em outra língua e sem legenda, mas pelas imagens dá para conhecer um pouco sobre Dewey e sua vida na biblioteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário