terça-feira, 17 de julho de 2018

Dicas de limpeza e pequenos reparos para os livros

No post anterior dei algumas dicas para consevar melhor os livros, se ainda não viu, confira aqui 13 dicas para conservar melhor seus livros. Hoje vim dar mais algumas dicas de limpeza e de pequenos reparos que podem ser feitos nos livros em caso de necessidade.

1. Limpe a sujeira da capa com uma borracha.

Se a capa do seu livro estiver com marcas de sujeira, pegue uma borracha e passe em cima das marcas e apague a sujeira e você verá como seu livro vai ficar limpo.

2.Se seu livro estiver úmido coloque-o no sol.

Isso vai evitar que os livro mofe, mas deixe apenas o tempo necessário para tirar a umidade, pois deixá-lo tempo demais ao sol pode ressecar o papel, tornando-o amarelado e quebradiço.

3. Use borracha para tirar manchas de mofo.

Se acontecer de o livro mofar, limpe todas as páginas com uma papel ou um pano seco, depois passe uma borracha com cuidado nas marcas de mofo, dependendo das manchas elas podem sair.

4. Caso uma pagina rasgue, cole com papel seda e metil celulose.

A cola de metil celulose é uma cola neutra, sem acidez, não prejudicando a vida útil do papel, como durex ou cola branca fazem. Em caso de rasgo, pegue um pedaço de papel seda e passe a cola de metil celulose nele, em seguida cole o papel seda no livro.

5. Se as páginas colarem, deixe secar em um local aberto e arejado.

Se as páginas não estiverem com excesso de umidade e nem foram pressionadas, deixe o livro em um local arejado e aberto e deixe-o secar naturalmente e se possível, deixe o ventilador ligado que as paginas vão se soltar.

Essas dicas são apenas para pequenos reparos, dependendo do tamanho do estrago que aconteça com o livro, o ideal é procurar um profissional. Espero que elas tenham sido úteis. 😊


Nenhum comentário:

Postar um comentário