terça-feira, 24 de julho de 2018

História do livro: Os suportes da leitura e da escrita ao longo do tempo

A história do livro e da escrita começou na antiguidade. Os povos antigos já sentiam necessidade de registrar o seu conhecimento e a sua cultura e usavam diferentes meios para isso.

Os livros nesse período não eram escritos em papel como os que conhecemos hoje, eram formados por símbolos e gravuras e gravados em diversos suportes diferentes. 

Esse artigo tem o objetivo de comentar sobre os primeiros suportes nos quais a escrita era realizada e que deram origem aos livros que usamos hoje.

1. Rochas e paredes das cavernas.

Os primeiros vestígios da escrita foram encontrados em rochas e nas paredes de cavernas. Até hoje exploradores continuam encontrando novos escritos deixados pelos povos antigos em rochas e cavernas.

2. Placas de argila.

Foi uma das primeiras formas de escrita e surgiu na Suméria. Com sua superfície ainda fresca, os escribas faziam inscrições nas placas  de argila com um estilete em forma de cunha, dando origem da escrita cuneiforme. Após fazer as inscrições deixavam as placas secarem ao sol.

3. Carapaças de tartaruga.

Na China por volta de 1400 a.C os primeiros escritos foram gravados em carapaças de tartaruga.

4. Tiras de bambu.

No século VI a.C na China os livros eram produzidos a partir de rolos de finas tiras de bambu e madeira.

5. Seda.

Como a seda era mais resistente à ação do tempo que o bambu, por volta do período 475-221 a.C ela passou a ser bastante utilizada e a tomar o lugar do bambu .

6. Papiro.

Em lugares como Egito, Grécia e Roma, a primeira forma de papel existente foi o papiro. Era fabricado a partir de caule de plantas juncos e era usado para fabricar os livros.

7. Pergaminho.

Surgiu por volta de 1 d.C como uma forma de substituir o papiro, pois tinha uma durabilidade maior e podia ser dobrado e costurado com outras folhas. Era feito de pele de animais como carneiros, bois, cabras, coelhos e até esquilos.

8. Livro sanfonado.

Teve origem na China, no período Heian (794 - 1191 d.C), com o nome de "Orihon". Era uma longa tira de papeis colados e dobrados em forma de sanfona. Um dos livros mais famosos nesse formato é "Os contos de Genji" de  Murasaki Shikibu. Acredita-se que esse pode ser o romance mais antigo do mundo.

9. Códice.

Era formado por várias páginas individuais unidas por um dos lados, com um formato muito semelhante aos livros de hoje.

10.Cacos de cerâmica.

Em Atenas como havia pouco papel, usava-se cacos de cerâmica como rascunho.

11. Papel.

O papel do tipo que conhecemos hoje teve origem na China. No fim do século II d.C começou a ser bastante utilizado no país. Esse papel era muito fino e normalmente só era usado um dos lados para escrever. No século VIII, os árabes aprenderam a fabricar o papel e através da Espanha islâmica, no século XII o papel chegou à Europa.

Conforme a humanidade foi evoluindo os suportes da escrita também foram mudando e se adaptando às novas necessidades de cada época.

A história do livro continua em processo de evolução. Além do suporte papel, hoje temos os suportes digitais de leitura e acesso a informações. 

O que será que o futuro reserva para a história do livro? Alguns acreditam que os livros físicos vão acabar, porém, outros acreditam que eles são eternos. Pessoalmente, eu sou do segundo grupo, não acredito no "fim do livro impresso". Essa ideia já existe há muito tempo, no entanto, mesmo com toda e evolução das tecnologias e a popularização dos livros digitais, os impressos continuam sempre populares entre os amantes da leitura.

O que você achou da evolução dos suportes da leitura e da escrita? Compartilha sua opinião nos comentários e continua acompanhando o blog que sempre tem conteúdos interessantes por aqui.

2 comentários: