sábado, 14 de julho de 2018

13 dicas que ajudam a conservar melhor seus livros

Se não forem bem cuidados, os livros podem acabar danificando ou estragando com o tempo, por isso vou dar algumas dicas de cuidados que ajudam a conservar os livros por mais tempo.

1. Tire a poeira do livro a cada 6 meses.
Se seus livros costumam acumular poeira, a cada 6 meses ou no máximo a cada 1 ano, tire todos os livros da estante e limpe cada um deles com um pano seco ou um pincel, tire toda a poeira deles e da estante. Depois pode guardá-los novamente na estante.

2. Sempre coloque os livros na vertical.
Se os livros forem colocados empilhados na posição horizontal, o peso deles pode danificar a lombada dos que ficam em baixo da pilha. Caso não tenha como colocá-lo na vertical, evite deixar muito peso em cima dos livros e coloque os mais pesados na parte de baixo da pilha.

3. Evite deixar os livros apertados na estante.
Deixá-los muito apertados também contribui para que eles danifiquem na lombada. O ideal é deixar um pequeno espaço entre eles.

4. Nunca deixe os livros encostados na parede.
Sempre deixe um pequeno espaço entre a estante e a parede, pois algumas paredes guardam umidade e se entrarem em contato com os livros, corre o risco de passar a umidade para eles e mofá-los.

5. Não abra o livro totalmente.
Se o livro for aberto totalmente corre-se o risco de quebrar a lombada dele. O ideal é abri-lo em 90 graus.

6. Não coloque clipes metálicos nos livros.
Clipes metálicos podem enferrujar com o tempo e isso acaba deixando manchas de ferrugem no papel.

7. Evite pegar nos livros com as mãos sujas.
A sujeira ou suor das mãos podem passar para os livros e acelerar o processo de decomposição do papel.

8. Não guarde livros embalados em plásticos.
Muitas pessoas embalam seus livros em plástico para evitar que eles peguem poeira ou umidade, porém o papel precisa respirar e deixá-los embalados impede esse processo e com o tempo suas folhas podem ficar amareladas e que quebradiças, além de favorecer o aparecimento de fungos.

9. Nunca use durex ou cola nos livros.
Fitas adesivas, durex e colas brancas possuem produtos químicos em sua composição e estes alteram o PH do papel, causando manchas com o passar do tempo.

10. Jamais dobre as páginas do livro.
O ato de dobrar  quebra as fibras do papel.

11. Não coma perto dos livro.
Restos de alimentos podem cair no livro e atrair insetos.

12. Nunca use a orelha do livro como marcador.
Use marcadores de livros, cartões ou até um pedaço de papel, nas nunca use a orelha do livro para marcar as páginas, pois pode amassar o livro ou danificar a capa.

13. Evite puxar o livro pela borda superior da lombada ao tira-lo da estante.
Tirar o livro dessa forma pode provocar o rompimento da sua lombada. O ideal é que haja um espaço entre os livros para que seja possível puxá-lo pelo meio da lombada.

Se gostou dessas dicas de como cuidar melhor dos seus livros, continua acompanhando o blog, pois sempre tem conteúdo bacana sobre livros por aqui.

2 comentários: