quinta-feira, 26 de julho de 2018

Resenha: Manual prático de bons modos em livrarias - Lilian Dorea

Título:
Manual prático de bons modos em livrarias 
Autora: Lilian Dorea
Editora: Seoman
Ano: 2013
Páginas: 232

Sinopse: Em 2011 a livreira Lilian Dorea criou o blog [manual prático de bons modos em livrarias], para revelar histórias saborosas e hilárias de seus atendimentos em livrarias. O sucesso foi imediato e ela passou a receber relatos de outros livreiros. Agora, transformado em livro, ela reúne os melhores “causos” do blog, histórias inéditas, curiosidades, dicas de livros, blogs, sites e, claro, livrarias e sebos. Se você quiser evitar ser o novo protagonista de um post do [manual prático de bons modos em livrarias] é melhor ler este livro com toda atenção e aprender a “etiqueta” das livrarias. (Fonte: Skoob)

Esse livro nasceu de um blog o Manual prático de bons modos em livrarias. A autora do livro, Lilian Dorea, trabalhou em livrarias como livreira. Nesse tempo viveu e presenciou muitas histórias engraçadas envolvendo livros, por isso resolveu criar o blog para contar essas histórias. O blog fez tanto sucesso que ela resolveu escrever esse livro.

O livro é dividido em cinco partes. A primeira parte é o Manual prático de bons modos em livrarias, fala sobre o que se deve saber e o que se deve evitar ao chegar em uma livraria e perguntas que jamais deve ser feitas em uma livraria.

A segunda parte é a maior parte do livro e contém os causos engraçados que aconteceram em livrarias. Tem alguns exemplos nas fotos abaixo.

A terceira parte fala sobre alguns tipos de fregueses, conta mais algumas histórias engraçadas, só que dessa vez os delírios livrescos acontecem com os livreiros. Tem também o manual do bom livreiro que dá algumas dicas para quem quer trabalhar como livreiro.

A quarta parte responde algumas dúvidas comuns que algumas pessoas têm a respeito dos livros e mostra dois relatos de duas pessoas que já trabalharam como livreiros e eles contam algumas situações pelas quais já passaram.

E a quinta e ultima parte dá dicas de livrarias e sebos interessantes que existem pelo Brasil e também dá dicas de alguns blogs, sites e livros que falam sobre livros.

Esse livro é muito divertido e engraçado, dei várias risadas enquanto estava lendo. Recomendo muito a leitura, só não recomendo que leiam ele em local público, pois as pessoas ao redor podem achar que você enlouqueceu por ficar rindo sozinho. 😁

E para finalizar, aqui vai uma lista com algumas coisas que as pessoas já tentaram comprar em livrarias. No livro tem mais. 😊



2 comentários:

  1. Parece muito legal!

    Não sabia da existência desse termo, "livreiro". Bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia esse termo, só conheci quando li esse livro.

      Excluir