quarta-feira, 11 de julho de 2018

Edgar Allan Poe: Curiosidades sobre o mestre do terror

Edgar Allan Poe nasceu em Boston no dia 19 de janeiro de 1809 e faleceu em 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, em Baltimore. Era escritor, poeta e crítico literário. Se tornou conhecido por escrever histórias de mistério e suspense, sendo considerado um dos primeiros escritores americanos de contos. Além disso, é considerado o pai da literatura policial com seu detetive Dupin. Teve uma vida difícil, marcada por dificuldades e perdas e sua morte ocorreu sob circunstâncias misteriosas que até hoje não foram esclarecidas.

Agora vamos à algumas curiosidades sobre a vida e a obra desse grande escritor.

1. Foi criado por uma família adotiva.
Quando tinha apenas um ano de idade foi abandonado pelo pai. No ano seguinte sua mãe ficou doente, com tuberculose, e acabou falecendo. Poe e seus irmãos foram levados à famílias adotivas. Ele foi criado por um casal de comerciantes, Francis Allan e John Allan.

2. Poe nunca foi adotado legalmente por seus pais adotivos.
Apesar de Francis e John Allan terem criado Poe e dado a melhor educação que puderam, nunca o adotaram legalmente, no papel.

3. O sobrenome Allan vem de seu pai adotivo e o sobrenome Poe de seu pai biológico.
Quando nasceu foi batizado apenas como Edgar Poe. Quando passou a viver com sua família adotiva recebeu o sobrenome Allan.

4. Foi o criador do primeiro detetive da literatura.
Embora muitas pessoas ainda pensem que o primeiro detetive da literatura policial tenha sido Sherlock Holmes, não foi, na verdade foi o Dupin, um detetive criado por Edgar Allan Poe. Esse detetive aparece em apenas três contos: A carta roubada, Assassinatos na Rua Morgue e O mistério de Marie Rogêt.

5. Ganhou alguns inimigos sendo critico literário.
Uma das atividades que ele realizava era fazer criticas literárias em diversos jornais e revistas, como era muito sincero em suas criticas e não poupava os escritores, acabou desagradando alguns deles e ganhando alguns inimigos.

6. O obituário de Poe foi escrito por seu inimigo.
Um dos inimigos que Poe ganhou ao fazer criticas literárias, Rufus Wilmot Griswold, foi deixado como seu biografo e testamenteiro pelo próprio Edgar Allan Poe, não se sabe porque. Rufus ficou responsável por escrever seu obituário. Ele aproveitou isso para denegrir a imagem de Poe como escritor e inventou mentiras sobre sua vida, algumas delas continuam sendo ditas até hoje.

7. Viveu a maior parte da sua vida sem o bigode que o caracteriza.
Em todas as fotos que vemos, o escritor possui um bigode que se tornou sua marca, porém só passou a usa-lo alguns anos antes da sua morte.

8. Charles Baudelaire foi um dos principais divulgadores de sua obra na Europa.
O poeta francês Charles Baudelaire foi o responsável por traduzir as obras de Poe para o francês e ajudou a populariza-las pela Europa.

Se você gosta de Edgar Allan Poe ou quer conhecer mais sobre ele, aguarde que em breve pretendo falar mais sobre ele e seus contos. 😊


2 comentários:

  1. Olá, Camilla. Gostei bastante desse formato de tópicos que você fez. É excelente para tipos ansiosos como eu, que quer saber do que se trata o parágrafo antes de lê-lo, kkkkk Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir