quarta-feira, 11 de julho de 2018

Edgar Allan Poe: 10 curiosidades sobre o mestre do terror

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809 e faleceu em 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, em Baltimore. Foi escritor, poeta e crítico literário. Fez parte do movimento literário do romantismo e ficou conhecido por suas histórias de mistério e suspense. Além disso, é reconhecido como o pai da literatura policial com o detetive Dupin, personagem criado por ele. 

Teve uma vida difícil, marcada por dificuldades e perdas e sua morte ocorreu sob circunstâncias misteriosas que até hoje não foram esclarecidas.

Foto de Edgar Allan Poe o mestre do terror

Agora, conheça essas 10 curiosidades sobre a vida e a obra desse grande escritor.

1. Foi criado por uma família adotiva

Quando tinha apenas um ano de idade, Poe foi abandonado pelo pai. No ano seguinte, sua mãe faleceu em decorrência de uma tuberculose. Poe e seus irmãos foram separados e levados a famílias adotivas. Edgar foi criado por um casal de comerciantes: Francis Allan e John Allan.

2. Poe nunca foi adotado legalmente

Apesar de ter sido criado pelo casal Allan e ter recebido uma boa educação, Poe nunca foi adotado legalmente. Seus pais nunca formalizaram a adoção no papel.

3. Seu nome reúne herança biológica e adotiva

Ao nascer, foi batizado apenas como Edgar Poe. Quando passou a viver com sua família adotiva recebeu o sobrenome Allan, ficando a combinação dos sobrenomes do pai biológico e do pai adotivo.

4. Criou o primeiro detetive da literatura

Embora muitos pensem que o primeiro detetive da literatura policial tenha sido Sherlock Holmes, esse título pertence a C. Ausguste Dupin, um detetive criado por Edgar Allan Poe. Dupin aparece em apenas três contos: A Carta Roubada, Assassinatos na Rua Morgue e O mistério de Marie Rogêt.

5. Ganhou alguns inimigos sendo crítico literário

Uma das atividades que Poe realizava era fazer críticas literárias em jornais e revistas. Como era muito sincero em suas críticas, acabou desagradando alguns escritores, o que lhe rendeu alguns inimigos.

6. O obituário de Poe foi escrito por um desafeto

Um de seus inimigos era Rufus Wilmot Griswold. Curiosamente, Poe o nomeou como seu biógrafo e testamenteiro, não se sabe por quê. Griswold ficou responsável por escrever seu obituário e aproveitou a oportunidade para denegrir a imagem de Poe, inventando mentiras e criando uma imagem distorcida do autor que persiste até hoje.

7. Sua marca registrada - o bigode - veio só no fim da vida

Nas imagens mais famosas, Poe aparece com seu tradicional bigode, mas ele só adotou esse visual nos últimos anos de vida. Durante a maior parte do tempo, ele não usou bigode.

8. Charles Baudelaire divulgou sua obra na Europa

O poeta francês Charles Baudelaire foi  um grande admirador de Poe. Ele traduziu suas obras para o francês e ajudou a popularizá-las pela Europa.

9. Foi  o  primeiro escritor americano a viver da escrita

Foi o primeiro escritor norte-americano a tentar viver exclusivamente de sua produção literária. Por conta disso, vivia com problemas financeiros, já que naquela época (como muitas vezes acontece hoje), a escrita não era garantia de uma renda estável.

10. Estudava e escrevia sobre diversos assuntos

Embora seja mais conhecido por seus contos e poemas de mistério e terror, Poe estudava e escrevia sobre temas variados, incluindo ciência, filosofia e crítica literária.

Apesar da curta vida de apenas 40 anos, Edgar Allan Poe deixou uma obra rica, valiosa e um legado que marcou a história da literatura. Por isso, ele se tornou um dos meus escritores preferidos.

Se você também gosta de Edgar Allan Poe ou quer conhecer mais sobre ele, continue acompanhando o blog, pois sempre teremos novos conteúdos sobre ele por aqui. 

E você, qual seu conto favorito de Edgar Allan Poe? Deixa nos comentários!


Leia também: 

⇒ Edgar Allan Poe e a origem da literatura policial

2 comentários:

  1. Olá, Camilla. Gostei bastante desse formato de tópicos que você fez. É excelente para tipos ansiosos como eu, que quer saber do que se trata o parágrafo antes de lê-lo, kkkkk Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir