quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Edgar Allan Poe e a origem da literatura policial

Foto: Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe (1809 - 1849) foi um escritor, poeta e crítico literário estadunidense, integrante do movimento literário do Romantismo. É popularmente conhecido como "o mestre do terror", famoso por suas histórias de suspense, mistério e terror, como O Gato Preto, O Barril de Amontillado e o icônico poema O Corvo. No entanto, Poe explorou outros gêneros, como os contos policiais, filosóficos, humorísticos e até a ficção científica.

Dupin, o primeiro detetive da literatura policial

Embora muitos não saibam, Poe foi o criador da literatura policial moderna, como a conhecemos hoje, por meio de seu detetive C. Auguste Dupin. A primeira história do gênero policial escrita por Poe foi Os Assassinatos na Rua Morgue, publicada originalmente em 1841, na Graham's Magazine.

Nesta história, somos apresentados ao primeiro detetive da literatura policial moderna, C. August Dupin, que também aparece em mais duas histórias: O Mistério de Marie Rogêt (1842) e A Carta Roubada (1844). Dupin é um detetive amador que, por meio de raciocínio lógico e de inferências, consegue desvendar mistérios aparentemente insolúveis. Suas aventuras são narradas por um amigo anônimo, cujo nome nunca é revelado.

Com Dupin, Edgar Allan Poe estabeleceu a estrutura clássica dos romances e contos policiais que é amplamente seguida até hoje: há sempre um mistério, envolvendo um crime, e um detetive, que realiza uma investigação cuidadosa até encontrar a solução, revelada ao final.

Sherlock Holmes e a popularização dos detetives

Foto: Sir Arthur Conan Doyle

Sherlock Holmes, o famoso detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle (1859 - 1930), foi inspirado em Dupin. Outra grande influência na criação de Holmes foi um professor de medicina que Doyle teve na Universidade de Edimburgo (Escócia), no final do século XIX. Ele era médico e diagnosticava seus pacientes por meio de observação e deduções. Doyle adaptou esse método e aprimorou o de Dupin, para criar o método do Sherlock Holmes. Assim, como Dupin, Sherlock Holmes tem um fiel amigo e narrador de suas histórias, o Dr. Watson.

Embora não seja o primeiro detetive, Sherlock Holmes se tornou o mais famoso do mundo, ajudando a popularizar o gênero policial. Ficou famoso não só na literatura, mas também no cinema, hoje já existem mais de 200 filmes longa-metragem em que aparece como personagem principal.

Outro grande nome da literatura policial é Hercule Poirot, o famoso detetive belga criado pela escritora britânica Agatha Christie (1890 - 1976). Protagonista de cerca de 30 romances, 57 contos e seis peças de teatro da autora, Poirot segue o mesmo modelo de pistas e deduções criado por Poe e aprimorado por Conan Doyle.

Agatha também criou a Miss Jane Marple, uma senhora idosa que leva uma vida aparentemente simples e pacata. No entanto, possui uma inteligência e um instinto de observação tão apurados que se torna uma detetive amadora, capaz de desvendar os mistérios mais complexos.

Fonte: REIMÃO, Sandra. Literatura policial - uma abordagem panorâmica. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 140, p. 11–24, 2024.

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário