quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Resenha: O Fantasma de Canterville e Outros Contos - Oscar Wilde

Título: O Fantasma de Canterville e Outros Contos
Autor: Oscar Wilde
Editora: Livros Principis
Gênero: Contos
Ano de publicação: 1887 - 1888
Ano da edição: 2020
Páginas: 80

O Fantasma de Canterville e Outros Contos é uma coletânea do escritor irlandês Oscar Wilde publicada pela Livros Principis. Esta edição reúne seis contos, publicados por volta de 1887 e 1888.

O Fantasma de Canterville

O conto que dá título a obra é O Fantasma de Canterville, a primeira história publicada por Wilde. Originalmente publicada em duas partes na The Court and Society Review, a primeira saiu em 23 de fevereiro e a segunda em 2 de março de 1887.

É um conto humorístico que narra a história de um terrível fantasma que habita mansão da família Canterville, na Inglaterra. O fantasma é conhecido por ser o espírito de um antigo morador da mansão que assassinou sua esposa e, após sua morte, passou a assombrar o local. 

Apesar dos inúmeros avisos que recebeu, a família Otis compra mansão e se muda para lá. Os moradores anteriores foram atormentados pelo fantasma com os piores sustos possíveis. Porém, a família Otis não se intimida com suas aparições, o que deixa o fantasma extremamente ofendido, especialmente com os travessos gêmeos da família que aprontam com ele e o deixam com os nervos em frangalhos.

Outros contos

Além do conto principal, a edição possui outras histórias de Oscar Wilde, como: 

  • O Príncipe Feliz (1888): História de uma linda estátua de um príncipe feliz, coberta com folhas de ouro, que faz amizade com uma andorinha e juntos ajudam os necessitados de sua cidade.
  • O Rouxinol e a Rosa (1888): Narra a história de um estudante que recebe a ajuda de um rouxinol para encontrar uma rosa vermelha para dar à sua amada.
  • O Gigante Egoísta (1888): Conta como um gigante perde a primavera em seu jardim devido ao seu egoísmo, ao impedir que crianças brinquem lá.
  • O Amigo Dedicado: Fala sobre o pequeno Hans, um amigo muito dedicado ao Moleiro, acreditando que ele retribuía essa dedicação, embora pudesse estar enganado.
  • O Rojão Extraordinário: Relata a história de um rojão que sonhava com o dia em que seria estourado e brilharia no céu.

Impressões de leitura

O Fantasma de Canterville é repleto de humor e tem partes muitos engraçadas. Em alguns momentos, eu chorei de rir com as desgraças do fantasma. É uma história bem conhecida e já inspirou diversos filmes sobre fantasmas. Traz um pouco de terror misturado com humor.

Diferente dele, os outros contos não são de terror, são histórias fantásticas, com uma linguagem e um estilo infanto-juvenil, semelhantes aos contos de fadas. Algumas se desenvolvem de uma forma delicada e até fofa e trazem uma lição de moral ao final. Ao contrário dos contos infantis tradicionais, trazem finais surpreendentes que nem sempre são felizes.

De modo geral, as histórias, abordam diferentes temas, como desigualdade social, amor, amizade e egoísmo, criticando a sociedade, suas injustiças e hipocrisias.

Esta coletânea oferece uma boa seleção de seus contos de Oscar Wildeé uma excelente porta de entrada para conhecer trabalho do autor. Fica a recomendação de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário