sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Ex-libris: a marca de propriedade de uma obra

Ex-libris é uma marca de propriedade do livro. Geralmente é colocado nas primeiras páginas de um livro e contém o nome do proprietário, podendo vir com uma frase, marca ou ilustração. Muitos acham que se trata de uma marca do autor, mas não, é uma espécie de assinatura do proprietário da obra, uma marca de posse.

É uma expressão latina que significa "dos livros de", "da biblioteca de", "dentre os livros de" ou "pertencentes a". Pode ser grafada de diferentes maneiras Ex libris, ex-libris ou exlibris. 

Livro antigo. Fonte: Pixabay

Origem

Desde a antiguidade se tem registros do uso de marcas de propriedades em obras e documentos. Alguns exemplos foram encontrados no Século VII a.C., em placas de cerâmica da biblioteca do rei assírio Assurbanípal.

Outro registro se encontra no Museu Britânico, trata-se de uma tampa de cerâmica de uma caixa de papiros, esmaltada em azul-pálido, cerca de 1400 a.C. Acredita-se que provavelmente pertenceu à biblioteca do faraó egípcio Amenófis IV, cujo reinado foi de 1413 a 1377 a.C.

Na idade média eram comuns o uso de ex-libris manuscritos, em forma de frases, maldições ou ameaças de excomunhão contra quem roubasse, ou danificasse uma obra. Esses também são conhecidos como Anátemas.

Porém, o ex-libris como conhecemos hoje surgiu no renascimento, na Alemanha, no século XV. Era produzido por importantes artistas como Albrecht Dürer e Hans Holbein. Esse mesmo período, também marcou o surgimento da imprensa de tipos móveis de Gutemberg e da xilogravura, a técnica de gravura mais antiga.

Já no Brasil a tradição do ex-libris chegou em 1908, com a da família real e a Real Biblioteca, instalada no Rio de Janeiro.


Como fazer um ex-libris

O ex-libris pode ser feito em vários formatos diferentes, como carimbos, xilogravuras, etiquetas, escrito à mão etc. 

Se você deseja ter um ex-libris para seus livros, o primeiro passo é pensar como você quer que ele seja.  Então, você pode desenhar você mesmo ou pedir para alguém desenhar.

Se você, leitor, gosta de livros, e possui muitos, e os guarda com carinho, use o seu ex-libris. Escolha um motivo decorativo para essa etiqueta, desenhe-a você mesmo, se for capaz, ou mande-a desenhar por um bom artista de traço. Neste caso, um mote ou divisa em prosa ou verso, preferencialmente em latim, é de uso figurar no desenho, junto ao nome do dono. (FRIEIRO, 2019, p. 119-120)

Você pode imprimir como uma etiqueta e colar em seus livros ou fazer um carimbo com ele e carimbar seus livros.

Há pessoas especializadas em fazer carimbos de ex-libris. Alguns artistas que eu conheço são: Bex Libris, Arte e Carimbos, Paulo PedottNo site Caçadora de Ex-Libris há mais dicas de pessoas que trabalham com artes de ex-libris. Confira aqui.


Exemplos de ex-libris 

Ex-libris da Biblioteca Nacional, feito por Eliseu Visconti (1903)


Ex-libris de Lewis Carroll

Ex-libris do escritor e bibliófilo Rubens Borba de Moraes

Fontes: Ex-Líbris: A marca de propriedade do livroEx-libris da Biblioteca Nacional: a marca de uma identidadeOs livros nossos amigos (Eduardo Frieiro) e Caçadora de Ex-libris.


Leia também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário