terça-feira, 27 de agosto de 2024

Resenha: The Beatles: a biografia - Bob Spitz + História dos Beatles

Título: The Beatles: a biografia
Autor: Bob Spitz
Editora: Lafonte
Gênero: Biografia
Ano de publicação: 2005
Ano da edição: 2007
Páginas: 983


The Beatles: a biografia conta a história do grupo de rock considerado por muitos como a maior banda de todos os tempos. John, Paul, George e Ringo revolucionaram não só a música, mas deixaram sua marca na história. Saíram de Liverpool, uma pequena cidade do norte da Inglaterra, e conquistaram o mundo.


Liverpool, a Cidade dos Beatles

Em meados de 1800, Liverpool era a cidade mais rica da Inglaterra e a segunda da Europa, perdendo apenas para Lyon, na França. Porém, quando os Beatles surgiram, era uma cidade pobre e quase insignificante para a Inglaterra, seus habitantes sofriam preconceitos pelos ingleses de outras regiões.

Com a fama dos Beatles, Liverpool foi colocada de volta no mapa, passou a atrair a atenção da Inglaterra e ficou conhecida como a "Cidade da Música" e "A Terra dos Beatles". Várias gravadoras da Inglaterra passaram a ir às casas de show de Liverpool à procura de bandas de rock para gravar. Além deles, outras bandas do local conseguiram alcançar fama na Inglaterra, como Gerry and the PacemakersBilly J. Kramer & The Dakotas.


Como Tudo Começou

John Lennon e The Quarry Men em 6 de julho 1957, o dia em que conheceu Paul McCartney

A história dos Beatles começou em 1957, quando John Lennon, com 16 anos, formou uma banda com seus colegas de escola, The Quarry Men, nome dado porque eles estudavam na escola The Quarry Bank High School. 

No dia 6 de julho do mesmo ano, após cantar em uma quermesse da Igreja St. Peter, em Liverpool, John Lennon e Paul McCartney foram apresentados por um amigo em comum, Ivan Vaughan. A partir daí Paul, com 14 anos, passou a fazer parte da banda.

No ano seguinte, em 1958, Paul chamou seu amigo de escola, George Harrison, de 14 anos, para integrar os The Quarry Men.

The Quarry Men em 1958, com George, John e Paul

O trio John, Paul e George, tornou-se fixo na banda, os demais membros mudavam frequentemente. No início, tocavam skiffle, um gênero musical popular entre a juventude inglesa da época, porém após conhecerem o rock, com Elvis Presley, passaram a tocar rock 'n' roll.

The Quarry Men passou a fazer shows em diversos bares e casas de show de Liverpool. Nesse período conviveram com várias bandas de sua cidade semelhantes a eles. Em um desses shows conheceram um garoto chamado Richard Starkey que seria conhecido como Ringo Starr. Nesse momento, Ringo era o baterista da banda Rory Storm & the Hurricanes

Rory Storm & the Hurricanes com Ringo Starr na bateria

Antes de se chamar The Beatles, o grupo passou por uma série de mudanças de nomes. Já se chamaram The Blackjacks, The Quarry Men, Long John and the Silver Beetles, Silver Beetles, The Beetles, até virar The Beatles. A forma de escrita do nome foi uma junção de Beetles (besouros) com o Beat da música Beat Music.

Em 1960, já com o nome The Beatles, fizeram uma temporada de shows em Hamburgo, na Alemanha. Tocaram em alguns clubes, em um deles reencontraram a banda Rory Storm & the Hurricanes com seu baterista Ringo Starr.

Passaram por algumas atribulações em Hamburgo, pois trabalhavam muito, mas ganhavam pouco dinheiro. Ficaram hospedados em um pequeno quarto sem luz, sem chuveiro, com condições de higiene precárias. Mas, ao mesmo tempo, foi um período em que aprenderam bastante e ganharam experiência na música. Nessa época contavam com uma formação fixa com John, Paul e George na guitarra, Pete Best na bateria e Stuart Sutcliffe no baixo.

Tocaram em Hamburgo até 1961, quando George Harrison foi deportado para a Inglaterra por ser menor de idade, tinha apenas 17 anos e não tinha autorização para trabalhar. Os Beatles voltaram para casa desanimados e pensaram em desistir da banda. Porém, insistiram mais um pouco e voltaram a tocar em Liverpool.

Em 1961 foram contratados para tocar no Cavern Club, uma casa de shows para adolescentes em Liverpool. Nesse momento eram apenas quatro, pois Stuart Sutcliffe decidiu ficar na Alemanha e Paul se tornou o baixista. Tocaram nesse local por 2 anos e foi ali que Brian Epstein conheceu os garotos e se tornou empresário da banda.

The Beatles no Cavern Club, com Pete Best na bateria

Em 1962, após ser recusado por várias gravadoras, Brian Epstein conseguiu um contrato com a EMI para o grupo gravar seu primeiro compacto. Porém, George Martin, produtor do disco pediu para eles procurarem outro baterista para o estúdio, mas se quisessem poderiam continuar com Pete Best para os shows. Porém, decidiram tirá-lo da banda e chamaram o seu colega dos tempos de Hamburgo, Ringo Starr, para ser o baterista dos Beatles. Passaram, a partir de então, a ter a sua formação clássica, com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, os quatro cabeludos de Liverpool.


A Beatlemania

Após lançarem seus primeiros discos, os Beatles se tornaram famosos em Liverpool e posteriormente na Inglaterra e iniciou-se um fenômeno de idolatria e adoração dos garotos, chamado de "Beatlemania", que se espalhou por toda a Inglaterra. Por onde os meninos passavam havia ondas de gritos, choros e desmaios, principalmente entre as meninas.

Um dos momentos mais importantes da carreira do grupo foi sua participação no programa de televisão americano "The Ed Sullivan Show". A primeira aparição no programa, no dia 9 de fevereiro de 1964, contou com uma audiência de 74 milhões de telespectadores. Foi a maior audiência da televisão já vista nos Estados Unidos na época. No dia 16 de fevereiro do mesmo ano se apresentaram novamente no programa que obteve o dobro de audiência. 

The Beatles no The Ed Sullivan Show (1964)

A Beatlemania se espalhou pelos EUA. Nos dois anos que se seguiram, o grupo fez várias turnês por diversos países e sua fama se expandiu por todo o mundo.


Período do Estúdio

Em 1966, após alguns anos na estrada, em meio a Beatlemania, ao assédio dos fãs e da imprensa, a polêmicas e até ameaças, os Beatles decidiram parar de fazer shows e apresentações em programas de televisão para se dedicar apenas ao trabalho no estúdio e nos seus discos.

Esse período do estúdio foi um dos momentos de maior desenvolvimento musical da banda. Nesse momento desenvolveram muitas técnicas musicais inovadoras, como o uso de efeitos sonoros nas músicas, o uso de diferentes instrumentos em gravações, entre outras técnicas. Porém, também foi marcado por muitas brigas e desentendimentos entre os quatro rapazes. 

Em 1967, seu empresário Brian Epstein foi encontrado morto em sua casa, após uma overdose acidental de medicamentos. Esse fato marcou o inicio do fim da banda. Sem empresário, eles decidiram gerenciar seus negócios por conta própria, mas como não tinham experiência, acabaram criando inúmeros problemas para sua empresa, a Apple Corps, o que aumentou as brigas internas.

Em 1969, após 3 anos afastados do palco, o quarteto decidiu fazer uma apresentação ao vivo. Cogitaram diferentes possibilidades de lugares para um show, mas optaram por fazê-lo no telhado da sua empresa, a Apple. O show aconteceu no dia 30 de janeiro e foi interrompido pela polícia, pois parou toda a rua, já que todos queriam ver os Beatles tocarem novamente. Também houve denúncias de pessoas da vizinhança alegando perturbação da paz.

Última apresentação ao vivo dos Beatles no telhado da Apple em 30 de janeiro de 1969

Apesar dos inúmeros problemas que enfrentaram, em meio aos altos e baixos, John, Paul, George e Ringo seguiram juntos até o ano de 1970, quando John Lennon decidiu sair da banda. 

Mesmo tendo durado relativamente pouco tempo, 13 anos no total, contando desde o inicio de The Quarry Men, 10 anos como The Beatles e 8 anos com a formação clássica com Ringo Starr na bateria, os quatro rapazes foram responsáveis por uma revolução na música, se tornaram mundialmente famosos e entraram para a história.


Como os Beatles Revolucionaram a Música

Foto da capa do Abbey Road, último disco gravado pela banda, tirada em 8 de agosto de 1969

Os Beatles influenciaram uma série de mudanças na música e na sociedade. Eles revolucionaram a cultura, os costumes, a moda, o penteado e comportamento de uma geração.

Foram a primeira banda da história a realizar show em um grande estádio. O público dos seus shows estava cada vez maior e as casas de show já não comportavam mais tantas pessoas. Foi então que em 1965 realizaram uma apresentação no Shea Stadium de Nova York para mais de 55 mil pessoas.

The Beatles no Shea Stadium em 15 de agosto de 1965

Outra inovação foi no tempo de suas músicas. Na década de 1960 havia apenas rádios FM e para uma canção ser tocada deveria ter no máximo 3 minutos, porém os Beatles começaram a compor músicas maiores e ainda assim, as rádios tocavam.

No período do estúdio desenvolveram diferentes técnicas de gravação inovadoras como o feedback, inclusão de efeitos sonoros na música, sobreposição de faixas e uso de sintetizador. Saíram do uso apenas dos instrumentos clássicos do rock, guitarra, baixo e bateria, e incluíram os mais variados sons e instrumentos em suas canções, incluindo o Sitar, com a música indiana.

Ringo Starr foi responsável por revolucionar a forma de tocar bateria. Popularizou o modo de se tocar colocando o mesmo peso nas duas mãos e o estilo de segurar a baqueta com as duas mãos da mesma forma, o estilo é chamado de matched grip. Antes disso, os bateristas concentravam sua força na mão direita e seguravam a baqueta da mão esquerda de forma diferente, fazendo uma batida mais suave com essa mão.

Como não queriam mais fazer apresentações ao vivo nem participar de programas de televisão, passaram a fazer "filmes promocionais" de suas músicas e enviá-los para serem exibidos na televisão. Assim, foram os precursores dos videoclipes que só se viriam a se popularizar na década de 1980 com a MTV.

O álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band de 1967 foi um dos mais inovadores da história da música. Foi o primeiro álbum conceitual, no qual a ordem de apresentação das músicas possui uma sequência lógica, contando uma história. Também foi nele que pela primeira vez na história as letras das músicas vieram impressas junto ao disco. Além disso, a capa foi extremamente revolucionária para a época.

Foto do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)

Em 25 de junho de 1967, a rede de TV britânica BBC realizou a primeira transmissão via satélite da história. A transmissão envolveu 31 redes de televisão de 26 países diferentes. Foi exibido um programa chamado "Our World", cada país teria um espaço para apresentar algo que representasse sua cultura. Os Beatles representaram a Inglaterra cantando "All You Need Is Love". Estima-se que 300 milhões de pessoas assistiram ao programa.

Em sua curta trajetória, os Beatles lançaram 213 músicas, com 13 discos de estúdio e 63 singles, deixando sua marca e sua influência na história da música e do mundo.


Sobre o Livro

The Beatles: a biografia é um relato bem completo sobre toda a trajetória da banda, desde os tempos mais remotos quando ainda se chamavam The Quarry Men até o fim da banda em 1970. 

Nos apresenta também a história dos antepassados e da família dos quatro BeatlesAlém disso, a obra traz uma contextualização inicial contanto um pouco da história de Liverpool.

É um livro muito bem narrado e bem descritivo, o autor descreve os lugares e as situações como se estivesse lá vendo tudo. Apesar de se um calhamaço com quase 1000 páginas, não dá vontade de parar de ler. É uma leitura prazerosa. Em alguns momentos, parece que estamos lendo um romance.

Além da história, a obra também contém varias fotos deles em diferentes momentos de suas vidas e sua carreiras.

Bob Spitz trabalhou na biografia por 7 anos, pesquisando, consultando diversas fontes e fazendo entrevistas. Produziu uma obra muito rica e bem completa. É um excelente livro para quem deseja conhecer a história dos Beatles.


Documentário sobre os Beatles

Título: The Beatles: Anthology
Direção: Bob Smeaton, Geoff Wonfor e Kevin Godley
Produção: Apple Corps e Televisão Granada
Ano: 1995
Gênero: Documentário
Origem: Reino Unido e Irlanda do Norte
Duração: 600 min

Para quem deseja conhecer um pouco mais da história dos Beatles, além da leitura do livro, também recomendo o documentário "The Beatles: Anthology", uma produção oficial feita pela Apple Corps e Televisão Granada. 

Em 1995, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se juntaram para produzir uma série documental de 8 episódios, nos quais eles contaram sua história com os Beatles e mostraram uma série de apresentações clássicas da banda.

Com o documentário também foram lançados alguns discos com canções inéditas do grupo, músicas que foram compostas no tempo da banca, além de composições do John Lennon que nunca haviam sido lançadas. 


Leia também:

⇒ Cordel: Os Quatro Cabeludos de Liverpool que Revolucionaram a Música

⇒ Resenha: As Cartas de John Lennon - Hunter Davies

Nenhum comentário:

Postar um comentário