quarta-feira, 25 de novembro de 2020

6 livros que falam sobre livros, leitores, bibliotecas, livrarias

Eu adoro quando eu tô lendo e os livros aparecem na história. Então eu trouxe dicas de seis livros nos quais os livros aparecem de alguma forma.



1. Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 se trata de uma distopia. Conta a história de uma sociedade totalitária na qual os livros são proibidos. Os bombeiros em vez de apagar fogo, são responsáveis por queimar os livros que forem encontrados. Eu considero uma leitura essencial para quem gosta de livros. 

2. Manual prático de bons modos em livrarias

A autora do livro  Manual prático de bons modos em livrarias já trabalhou em livrarias e passou  e presenciou muitas histórias inusitadas e engraçadas durante esse tempo. Então ela resolveu contar essas histórias em um blog, o Manual prático de bons modos em livrarias. Foram tantas histórias que o blog acabou dando origem a esse livros. É um livro muito engraçado. Algumas histórias fazem a gente rir alto, por isso se for lê-lo não faça isso em lugares públicos. 😂 

3. A menina que roubava livros

Esse livro já é bem conhecido. A história se passa durante a Segunda Guerra mundial. Nela nós conhecemos Lisel, uma menina alemã que é levada para ser criada por uma nova família. No meio do caminho até a casa de sua nova família a menina acaba roubando um livro. Ela ainda não sabia ler, mas tinha uma grande curiosidade pelos livros. Em sua nova vida acaba aprendendo a ler e sua paixão pelos livros aumenta. A história se desenrola em torno dos livros e da guerra.

4. A menina que não sabia ler

O título não tem muito haver com a história, pois a menina da história aprende a ler a primeira página do livro. 😂 Ela se chama Florence e tem um irmão mais novo, o Giles, inclusive o título original é Florence e Giles. As duas crianças são órfãos e vivem na casa de um tio que é o responsável por elas, porém os dois nunca viram esse tio. As crianças são cuidadas pelos empregados da casa que cuidam deles seguindo rigidamente as ordens do tio. Florence sonhava em aprender a ler, porém o tio não permitia, então ela acabou aprendendo sozinha e começou ler livros escondida em um dos quartos de sua casa, onde encontrou uma vasta e misteriosa biblioteca.

5. A biblioteca mágica de Bibbi Bokken

É livro um livro infanto juvenil escrito em formato de cartas, sendo uma troca de cartas entre  o garoto Nils e sua prima Berit. Eles vivem em cidades diferentes da Noruega e decidiram fazer uma troca de cartas através de um caderno. Quando Nils foi comprar o caderno ele viu uma mulher muito estranha na loja. As duas crianças decidiram que precisavam saber quem era ela. Descobriam que ela se chamava Bibbi Bokken e acabaram encontrando uma carta endereçada a ela que mencionava um sebo em Roma que só possuía livros raros, inclusive livros que ainda não haviam sido escritos. As crianças investigam ela e a biblioteca. Apesar de ser um livros infanto juvenil, é uma história muito legal até para adultos.

6. O homem que amava muito os livros

É baseado em uma história real. Aqui nós conhecemos a história de John Gilkey, um ladrão de livros. Ele tinha uma paixão pelos livros, principalmente pelos raros. Porém não tinha condições de comprá-los. Então passou a dar vários golpes em livrarias para roubá-los. Mas não com o intuito de vendê-los, apenas queria possuí-los. Na história também tem um detetive, Ken Sanders, dono de uma livraria de livros raros. Ele tinha o desejo de capturar John Gilkey. É uma história muito interessante, principalmente por ser uma história real.


Todos esses são livros que eu gostei muito de ler. Você já leu algum deles? Conheçe outras obras que falam sobre livros? Deixa aí nos comentários. 😃

Nenhum comentário:

Postar um comentário