domingo, 5 de dezembro de 2021

Resenha: Hamlet - William Shakespeare

Título: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Tradutor: Millôr Fernandes
Editora: L&PM Pocket
Gênero: Peça de teatro (Tragédia)
Ano de publicação: 1603
Ano da edição: 2019
Páginas: 141

O livro Hamlet é uma peça de teatro do gênero tragédia. Foi escrito entre 1599 e 1601, porém foi publicado somente em 1603. 

A trama se desenrola na Dinamarca, durante a Idade Média. Conta a história de Hamlet, o príncipe da Dinamarca. Seu pai, Hamlet, o rei de seu país, morre. Cerca de 1 mês depois sua mãe, Gertrudes, se casa com o cunhado, tio do rapaz, que acaba assumindo o trono da Dinamarca. 

O príncipe não consegue aceitar a união entre a mãe e o tio. Pois foi uma união muito rápida e ele considera como uma especie de incesto. Isso o deixa em conflito interno, tendo conversas consigo mesmo sobre suas dúvidas e angústias.

Enquanto o jovem está com seus questionamentos, dois oficiais do Castelo, Marcelo e Bernardo veem um fantasma perambulando pelo castelo. O fantasma é muito parecido com o rei Hamlet, pai do príncipe. 

Eles contam o ocorrido ao jovem e este vai atrás do fantasma do pai e tem uma conversa com ele. Na conversa o rei Hamlet conta que foi assassinado e pede para que o filho se vingue por ele. Isso deixa o jovem príncipe mais atormentado ainda, com mais dúvidas e conflitos internos, sem saber no que acreditar. 

A partir dessas dúvidas e conflitos uma série de acontecimentos se desenrolam na vida dele e das pessoas que vivem em seu reino.

No desenrolar, a história acaba abordando vários temas, como a vingança, a moralidade, a corrupção, as perdas, o sentido da vida e da morte, o cristianismo, a loucura e a lucidez, os conflitos internos, além de muitos outros. Cada leitor vai enxergar algo diferente.

Eu decidi fazer a leitura para acompanhar a leitura coletiva da Isabella Lubrano do Ler antes de morrer. Eu gostei muito da leitura. Assim que terminei já fiquei com vontade de ler mais Shakespeare. Acho que é uma leitura que todos devem fazer. Para cada um ela vai ter um sentido diferente. Recomendo muito.

Dica de filme:

Título: Hamlet
Direção: Laurence Oliver
Roteiro: William Shakespeare
Ano: 1948
Gênero: Drama
Origem: Reino Unido
Duração: 2h 34min


⇒ Além do livro, eu vi também o filme Hamlet de 1948, dirigido por Laurence Oliver. Além de dirigir, também interpretou o Hamlet. Gostei bastante do filme e do personagem que ele encenou. Fica a indicação tanto do livro como do filme.

Leitura Coletiva da Isabella Lubrano sobre Hamlet:


Dica de vídeo:

⇒ No canal da Univesp Tv tem um episódio do programa Literatura Fundamental sobre a obra. O professor John Milton fala sobre Hamlet e sobre a vida do autor William Shakespeare.


Já leu esse livro? O que achou? Conta aí nos comentários.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário