Ano de publicação: 1603
A trama se desenrola na Dinamarca, durante a Idade Média. Conta a história de Hamlet, o príncipe da Dinamarca. Seu pai, Hamlet, o rei de seu país, morre. Cerca de 1 mês depois sua mãe, Gertrudes, se casa com o cunhado, tio do rapaz, que acaba assumindo o trono da Dinamarca.
O príncipe não consegue aceitar a união entre a mãe e o tio. Pois foi uma união muito rápida e ele considera como uma especie de incesto. Isso o deixa em conflito interno, tendo conversas consigo mesmo sobre suas dúvidas e angústias.
Enquanto o jovem está com seus questionamentos, dois oficiais do Castelo, Marcelo e Bernardo veem um fantasma perambulando pelo castelo. O fantasma é muito parecido com o rei Hamlet, pai do príncipe.
Eles contam o ocorrido ao jovem e este vai atrás do fantasma do pai e tem uma conversa com ele. Na conversa o rei Hamlet conta que foi assassinado e pede para que o filho se vingue por ele. Isso deixa o jovem príncipe mais atormentado ainda, com mais dúvidas e conflitos internos, sem saber no que acreditar.
A partir dessas dúvidas e conflitos uma série de acontecimentos se desenrolam na vida dele e das pessoas que vivem em seu reino.
No desenrolar, a história acaba abordando vários temas, como a vingança, a moralidade, a corrupção, as perdas, o sentido da vida e da morte, o cristianismo, a loucura e a lucidez, os conflitos internos, além de muitos outros. Cada leitor vai enxergar algo diferente.
Dica de filme:
Roteiro: William Shakespeare
Ano: 1948
Gênero: Drama
Origem: Reino Unido
Duração: 2h 34min
Leitura Coletiva da Isabella Lubrano sobre Hamlet:
Dica de vídeo:
Já leu esse livro? O que achou? Conta aí nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário