quinta-feira, 9 de julho de 2020

Resenha: O livro das religiões - Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker

Titulo: O livro das Religiões
Autores: Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker
Editora: Companhia de bolso
Gênero: Não Ficção
Ano de publicação: 1999
Ano da edição: 2005
Páginas: 335




O livro das religiões é uma obra de não ficção que traz um resumo, explicando a respeito das principais religiões existentes ao redor do mundo, como cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo, espiritismo, religiões afro-brasileiras, entre outras.

Assim, o livro vai nos apresentando cada uma delas, explicando sua origem, sua evolução ao longo do tempo, suas principais crenças, seus deuses ou lideres, além de outros fatos importantes.

Os autores buscaram apresentá-las aos leitores de forma imparcial, sem sobrepor nenhuma delas perante as demais. Porém a que ocupa o maior número de páginas e apresenta um maior detalhamento é o cristianismo, provavelmente devido ao fato de ser a religião com o maior numero de seguidores no mundo.

Além das religiões, a obra também traz uma explicação sobre algumas filosofias de vida não religiosas, como o humanismo, o materialismo e o marxismo. Trata também dos assuntos ética e moral e como eles podem ser entendidos junto com os conceitos de bem, mal, certo ou errado.

Dessa maneira, o livro nos mostra importância de se conhecer outras religiões e outras ideologias diferentes das nossas e que é preciso ter respeito por todas elas, pois o mundo de hoje é dominado pela diversidade cultural e todas têm a sua importância para algum povo e para a história da humanidade.

Tudo isso é trazido com uma linguagem bem simples e de forma didática, até que nunca leu sobre o assunto vai entender com facilidade. Portanto, é uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre religiões. Eu recomendo a leitura. 😊 


Dica de leitura:

⇒ Outro livro sobre o assunto que eu também recomendo é A viagem de Théo, da autora Catherine Clément. O livro se trata de um romance de um garoto adolescente que viaja a redor do mundo conhecendo as religiões de cada lugar por onde ele passa.
Tem resenha dele no blog: A viagem de Théo.

Titulo: A viagem de Théo: O romance das religiões
Autor: Catherine Clément
Editora: Companhia de bolso
Gênero: Romance
Ano de publicação: 1997
Ano da edição: 2007
Páginas: 688

Nenhum comentário:

Postar um comentário