Os Beatles e a Filosofia é uma coletânea de 18 artigos de que relacionam as ideias filosóficas às mensagens transmitidas nas músicas dos Beatles. Faz parte da série de livros da Madras Editora, coordenada por William Irwin, que abordam filosofia conectada a temas da cultura pop como Harry Potter, Os Simpsons, Star Wars.
O livro é dividido em 9 partes, cada uma composta por dois artigos que exploram temas como amor, questões sociais, existenciais, ética, o despertar da consciência, prática da filosofia e jogo de linguagens. Os textos utilizam conceitos e teorias filosóficas de pensadores como Aristóteles, Marx e Nietzsche para discutir os temas presentes nas letras da banda, mostrando como ideias semelhantes se apresentam em suas músicas.
Mesmo não sendo filósofos e não falando de filosofia diretamente, as letras dos Beatles apresentam reflexões profundas sobre a vida, o amor, os sentimentos, relacionamentos e as ações humanas.
Durante os primeiros anos da banda, as letras eram mais simples e diretas, geralmente sobre amor e paixões juvenis. Com o tempo, principalmente após conhecerem Bob Dylan, em 1964, as letras evoluíram, tornando-se mais elaboradas, abrangendo temas como amor ao próximo, paz e questões sociais.
Além dos artigos de filosofia, o livro inclui alguns capítulos extras para fãs, com detalhes sobre discografia, covers gravados pela banda e outras curiosidades.
Impressões de leitura
Gostei muito da leitura. Alguns capítulos me chamaram mais atenção do que outros, mas todos abordam questões importantes. O primeiro, intitulado "Eu acho que discordo: Ceticismo e epistemologia nos Beatles", por exemplo, fala sobre conhecimento e as formas de adquiri-lo, segundo a filosofia. Ele me fez pensar sobre nossa atual relação com a informação que temos acesso hoje através da internet e das redes sociais e o que aceitamos como verdade.
Outro capítulo que me marcou foi o "George sobre o Ser e alguma coisa" que explora questões existências trazidas nas músicas, especialmente nas letras de George Harrison escritas após sua aproximação com as religiões e filosofias indianas. Entre os temas abordados estão o ser, a liberdade e a busca por Deus, coisas que fazem parte da jornada de todos nós em algum momento da vida.
Esses são apenas dois exemplos, mas o livros traz muitas ideias interessantes que nos fazem refletir sobre a vida e sobre a obra dos Beatles.
Os Beatles e a Filosofia é uma leitura fascinante Quem gosta de Beatles e filosofia com certeza vai adorar. Apesar de tratar de filosofia, não é difícil de ler, tem uma leitura bem acessível até para quem não tem conhecimentos sobre o assunto. É um ótimo livro para conhecer melhor a obra deixada pelos Beatles e refletir sobre as mensagens contidas em suas músicas, além de aprender um pouco sobre filosofia.
Leia também:
⇒ Resenha: The Beatles: a biografia - Bob Spitz + História dos Beatles⇒ Resenha: As Cartas de John Lennon - Hunter Davies
⇒ Cordel: Os Quatro Cabeludos de Liverpool que Revolucionaram a Música
Nenhum comentário:
Postar um comentário