quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Resenha: Arsène Lupin o Ladrão de Casaca - Maurice Leblanc

Título: Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca
Título original: Arsène Lupin, Gentleman-Cambrioleure
Autor: Maurice Leblanc
Gênero: Romance Policial
Editora: Livros Principis
Páginas: 192
Ano de publicação: 1907

Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca é o primeiro livro do escritor francês Maurice Leblanc com o seu famoso personagem, o ladrão cavalheiro, Arsène Lupin. Foi publicado em 1907 e trata-se de uma coletânea de nove contos com as primeiras histórias do personagem.

Lupin foi criado devido a uma encomenda feita pela revista Je Sais Tout. Seu editor, Pierre Lafitte, pediu para que Leblanc escrevesse uma história policial com um personagem que pudesse ser para a França o que Sherlock Holmes era para a Inglaterra. Com isso o autor escreveu a primeira história, "A prisão de Arsene Lupin", que foi publicada na edição n° 6 de 15 de julho de 1905 da revista.

Os nove contos da coletânea foram todos publicados por essa revista entre 1905 e 1907. Em 1907 foram lançados em um  livro com o título original Arsène Lupin, gentleman-cambrioleur que em português significa Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro, porém ficou conhecido no Brasil como Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca.

As histórias presentes na coletânea são: A prisão de Arsène Lupin, Arsène Lupin na prisão, A fuga de Arsène Lupin, O viajante misterioso, O colar da rainha, Os sete de copas, O cofre de Madame Imbert, O Pérola Negra e Herlock Sholmes chega tarde demais.

Nelas, somos apresentados a Lupin, um ladrão cavalheiro que rouba apenas dos muitos ricos e de pessoas que enriquecem de forma duvidosa e que em muitos momentos ajuda pessoas mais pobres ou injustiçadas. Por isso, muitas vezes ele é comparado a Robin Hood.

Além de roubar os ricos, ele também zomba deles, pois é muito bem-humorado. É muito esperto e um mestre de disfarces. Usa várias identidades diferentes e consegue enganar a todos.

O conto "Os Sete de Copas" é protagonizado pelo narrador da história, alguém ajudado por Lupin. Nessa história conta como eles se conheceram. Por algum motivo Lupin confia nele e revela todas as suas aventuras. Assim, ele se torna seu amigo e biógrafo.

Em suas histórias há um personagem chamado Inspetor Ganimard, um inspetor de polícia que vive atrás de Arsène Lupin que sempre consegue enganá-lo.

Na última história, conhecemos Herlock Sholmes, um detetive inglês, famoso por ser o maior detetive do mundo e por ser tão inteligente quanto Lupin e talvez a única pessoa capaz de pegá-lo. Sholmes tem um assistente chamado Wilson. Esses personagens são os próprios Sherlock Holmes e Watson, mas por questões de direitos autorais tiveram seus nomes modificados. Assim como Inspetor Ganimard, eles aparecem constantemente nas histórias de Arsène Lupin que está sempre os colocando em situações embaraçosas.

Os nove contos são histórias independentes, podem ser lidos e entendidos separadamente. Cada um é uma aventura diferente vivida por Lupin e tem sentido por si só, mas nos três primeiros há uma certa sequência, por isso, é interessante ler na ordem. 

Recomendo muito a leitura desse livro para quem gosta de literatura policial, de histórias de mistério, aventura. Quem gosta da série Lupin da Netflix também pode apreciar essa leitura, pois ela foi inspirada nesse livro. É uma ótima porta de entrada para quem quer entrar no universo de Arsène Lupin que conta com 22 obras. 

Eu gostei muito da leitura. Algumas vezes eu não conseguia largar o livro, pois queria saber o que ia acontecer e o que Lupin estava fazendo, pois, em muitos momentos nem nós sabemos quem é ele. Algumas vezes, também somos enganados e surpreendidos por ele. E, diferente das histórias com bandidos tradicionais, nessas histórias nós torcemos pelo ladrão, já que em diversas situações, apesar dos roubos, Arsène Lupin, busca fazer justiça. Além disso, é muito bem-humorado e cativante.


Leia também:

Resenha: Arsène Lupin Contra Herlock Sholmes - Maurice Leblanc

Arsène Lupin: Lista dos livros em ordem cronológica

Arsène Lupin: 5 curiosidades sobre o ladrão cavalheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário