Editora: Planeta
Ano de publicação: 2012
Páginas: 399
Hunter Davies, o autor e organizador deste livro, é um escritor britânico e o biógrafo oficial dos Beatles. Em 1968 ele lançou uma biografia oficial da banda, The Beatles: The Authorised Biography, publicada em português com o título The Beatles: A única biografia autorizada. Ele acompanhou e conviveu com a banda durante a preparação do livro, no qual contou toda a história do grupo até aquele momento. Durante os anos de 1978, 1982, 1985, 2002, 2009 e 2018, publicou novas edições revisadas e atualizadas.
Há cartas escritas durante toda a vida dele, desde a infância até seu último dia. Há tanto escritas para amigos, parentes, namorada, jornais, revistas, estabelecimentos comerciais, como também para fãs. Sempre que podia, John respondia pessoalmente às cartas que recebia dos fãs. Algumas contam com desenhos e ilustrações feitas por ele.
O autor ampliou o conceito de cartas na obra, há também bilhetes, cartões postais, listas e rascunhos, todos escritos por John Lennon. A maioria dos escritos vem acompanhado de uma imagem da carta e ao lado a tradução de cada uma, respeitando a forma de escrita de John.
As cartas são numeradas e estão organizadas por temas e em ordem mais ou menos cronológica. Cada uma vem com uma explicação com o contexto em que ela se insere, comentando o que estava acontecendo na vida dele naquele momento. Sendo, também, uma espécie de biografia dele. Inclusive o livro começa com uma breve biografia de John Lennon, logo em seguida começa os capítulos com as cartas.
Há inclusive cartas de dois fãs brasileiros, Lizzie Bravo, de 16 anos, a única brasileira que conseguiu tocar em um disco dos Beatles, em "Across the universe", e Fernando de Oliveira, um garoto de 14 anos, que recebeu, não só uma, mas três cartas de John.
Para quem é fã de John Lennon e quer conhecer um pouco mais sobre ele, sua vida, seus pensamentos e como ele enxergava o mundo, esse livro é uma ótima opção. Suas cartas transmitem um pouco de sua personalidade. Como diz o autor (p. 09) "A maioria de suas cartas era engraçada, esclarecedora, ativista, sábia, maluca, angustiada, poética. Às vezes eram de partir o coração".
Gostei muito da leitura. O livro mostra o lado humano de John Lennon. Assim como a de todo mundo, sua vida teve seus altos e baixos. Muitas das cartas eram bem-humoradas, mas há também outras tristes ou estressadas. As cartas escritas para fãs eram bem simpáticas e engraçadas. Ele tinha uma forma de escrita única, que era, na maior parte do tempo, bem humorada e irônica. Indico esse livro para todos os fãs. Vale muito a pena conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário