Autor: Maurice Leblanc
Gênero: Romance Policial
Editora: Livros Principis
Páginas: 222
Ano de publicação: 1908
Um dos personagens das histórias é Ganimard, um detetive que vive tentando capturar Lupin. Há também Herlock Sholmes, um detetive inglês, considerado um dos maiores detetives do mundo e um dos poucos que tem inteligência suficiente para derrotá-lo.
A primeira história se chama A mulher loira. Uma joia, o diamante azul do Barão d'Hautrec, é roubada e Sholmes é chamado para descobrir onde está. Há uma mulher loira e misteriosa envolvida. Já na segunda, A lâmpada judaica, há um roubo de uma lâmpada judaica antiga que possuía um esconderijo secreto e o detetive é novamente convocado.
Nas histórias, Herlock Sholmes tenta descobrir o que está acontecendo e como Arsène Lupin pode estar envolvido. Enquanto isso, Lupin tenta enganá-lo. Vira uma espécie de duelo entre a inteligência de ambos. Entre os dois há rivalidade, mas também há uma certa admiração pela inteligência e sagacidade que possuem.
Experiência de leitura
Adorei a leitura. Em cada capítulo o Arsène Lupin me surpreendeu de uma forma diferente. Em alguns momentos chegou a ser engraçado como ele passa a perna em todo mundo. Ele surpreende o tempo todo.
Tem uma linguagem bem tranquila e fluida. Como uma boa história de detetive, a gente lê rápido e não quer largar até saber como vai acabar.
É uma ótima opção de leitura para quem gosta de histórias de detetive, de investigação e mistério, inclusive para quem gosta de Sherlock Holmes.
Curiosidades
⇒ O Herlock Sholmes das histórias é o próprio Sherlock Holmes. Ele tem um amigo e assistente chamado Wilson que é o Watson. Porém Arthur Conan Doyle não permitiu o uso de seus personagens. Então, por questões de direitos autorais, Leblanc nomeou os personagens de Herlock Sholmes e Wilson.
⇒ As duas histórias desse livro foram publicadas pela primeira vez em 1906 na revista Je sais tout. Em 1908 elas sofreram algumas modificações e foram publicadas em livro. Em 1914 foi publicada uma nova edição com novas alterações.
⇒ Há um seriado lançado em 2021 pela Netflix, chamado Lupin que foi inspirado nas histórias de Arsène Lupin.
⇒ Arsène Lupin foi inspirado em uma pessoa real. Foi inspirado em Marius Jacob, um anarquista francês que fez 150 assaltos e foi condenado a 22 anos de prisão. Ele era conhecido por ser muito astuto e até generoso com suas vítimas.
Compre aqui: Amazon
Referência: LEBLANC, Maurice. Arsène Lupin contra Herlock Sholmes. França: Principis, 1908, 222 p.
Leia também:
⇒ Arsène Lupin: Lista dos livros em ordem cronológica
⇒ Arsène Lupin: 5 curiosidades sobre o ladrão cavalheiro
Amei a resenha. 👏🏾👏🏾👏🏾
ResponderExcluirQue bom. :)
Excluir