quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resenha: Cazuza - Só as mães são felizes - Lucinha Araujo

Titulo: Cazuza - Só as mães são felizes
Autor: Lucinha Araujo (Depoimento à Regina Echeverria)
Editora: Globo Livros
Gênero: Biografia
Ano: 2016
Páginas: 379


Cazuza: só as mães são felizes se trata da biografia de Agenor de Miranda Araujo Neto, popularmente conhecido como Cazuza, um grande cantor e compositor brasileiro.

Foi escrito em primeira pessoa por Lucina Araujo, mãe de Cazuza, a partir de um depoimento que ela deu para a jornalista Regina Echeverria. Foram mais de 20 horas de gravação, dando como resultado esse livro.

Lucinha inicia a biografia falando de sua família, desde quando seus pais se conheceram. Conta as histórias de seu nascimento, sua infância, adolescência e toda sua vida até quando conheceu João Araujo que após alguns anos de namoro se tornou seu marido e pai de seu único filho, Agenor, apelidado de Cazuza pelo pai desde o dia de seu nascimento.

A partir de então, o livro passa a falar sobre Cazuza. Com isso, nós vamos conhecendo toda sua vida, a partir do seu nascimento até seu último dia de vida.

Lucinha nos conta histórias da infância, adolescência e vida adulta do filho e como ele era em cada uma dessas fases. 

Nos conta também como foi que ele entrou para o mundo da música se tornando vocalista de uma das maiores bandas de rock nacional dos anos 1980, o Barão Vermelho e posteriormente seguindo carreira solo.

No livro revela detalhes de como Cazuza enfrentou a descoberta de que era portador do HIV, o vírus da Aids, que na época era uma doença de difícil tratamento, pois ciência tinha poucos conhecimentos a respeito dela.

Além da história da vida de Cazuza, ao final do livro há uma parte que possui um compilado de frases e depoimentos que ele deu a diversos jornais, revistas e meios de comunicação, ao longo de toda sua carreira, entre os anos de 1983 e 1990.

Por ser escrito pela mãe do Cazuza, algumas pessoas a princípio desconfiam do conteúdo da biografia. Ela nós mostra todo o amor que ela e marido possuíam pelo filho e apresenta suas qualidades, porém Lucinha não deixa de apontar também os seus defeitos e não suaviza ao contar sobre os erros que ele, como todo ser humano, cometeu a longo da vida.

Na ultima página há o endereço e os contatos da Sociedade Viva Cazuza e as contas bancárias para quem quiser fazer alguma doação á instituição criada por Lucinha Araújo, após a perda do filho, com o intuito de cuidar de crianças portadoras do vírus HIV.


Eu adorei a leitura e recomendo bastante para quem, como eu, for fã do Cazuza e do Barão Vermelho. 😊


Nenhum comentário:

Postar um comentário