terça-feira, 24 de março de 2020

7 escritores que já usaram pseudônimos

Muitos escritores já publicaram ou publicam seus livros usando pseudônimos, em alguns casos para esconder sua verdadeira identidade ou até com outras intenções. Hoje eu vim contar a respeito de alguns dele.


1. Fernando Pessoa



Ao longo de sua carreira teve mais de 70 pseudônimos e heterônimos, alguns tinham toda a história de sua vida desenvolvida, com biografia, estilo de vida, data de nascimento, data de morte e tudo mais, já outros tinham apenas o nome. Os mais conhecidos foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.

2. Elena Ferrante



A escritora italiana ficou conhecida nos últimos anos por seus livros, os mais famoso são os da Tetralogia Napolitana Amiga genial. Porém até hoje ninguém sabe quem é Elena Ferrante, pois sua identidade é mantida em segredo. Porém surgiram especulações de quem pode ser essa escritora. Alguns acreditam que pode ser Anita Raja, uma tradutora que publica livros pela mesma editora que Elena, há até quem acredite que na verdade ela pode ser um homem. Porém nada foi comprovado e ninguém sabe ainda quem é a autora ou o autor por trás desse nome.

3. Agatha Christie



Agatha é mundialmente conhecida por ser autora de mais de 80 romances policiais, tanto que ganhou a fama de Rainha do Crime. Porém tem muita gente que não sabe que ela já escreveu outros romances não policiais e para não atrapalhar a sua fama de Rainha do Crime, ela publicou esses livros sob o pseudônimo Mary Westmacott. Os livros foram: Entre dois amores (1930), Retrato inacabado (1934), Ausência na primavera (1944), O conflito (1948), Filha é filha (1948) e O fardo (1956).

4. Machado de Assis



Machado de Assis é conhecido por seus grandes livros, como Dom Casmurro (1899), Quincas Borba (1891), Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) e outros, porém Machado também foi jornalista e cronista e em alguns de seus textos publicados nos jornas ele usava pseudônimos, pois queria ter liberdade para dar sua opinião sobre os fatos da época.  Alguns dos nomes usados por ele foram: Dr. Semana, Boas Noites, Bruxo do Cosme Velho, MA, Job, Platão, Manassés, Eleazar, Malvolino, entre outros. Ao longo de sua carreira chegou a usar mais de 21 nomes diferentes. 


5. J. K. Rowling



A escritora britânica, autora da serie Harry Potter, já lançou alguns livros sob pseudônimo. No livro O Chamado do cuco usou o nome Robert Galbraith. Ela tinha a intenção de escrever uma serie de livros de literatura policial escondendo a sua identidade, porém acabou sendo descoberta.

6. Charlotte, Emily e Anne Brontë



Conhecidas como as irmãs Brontë, autoras de romances como o Jane Eyre (1847), O morro dos ventos uivantes (1847) e Agnes Grey (1847), lançaram em 1846 um livro de poemas cuja autoria foi atribuída a Currer, Ellis e Acton Bell (os irmãos Bell). Elas decidiram lançar seu livro com pseudônimos masculinos por medo de não serem reconhecidas, pois a sociedade da época era bastante machista. Porém os romances das três irmãs lançados usando os próprios nomes foram muito mais reconhecidos e são considerados até hoje grandes clássicos da literatura.

7. Stephen King



Conhecido por ser autor de histórias de terror como Carrie, a estranha (1974) e O Iluminado (1977), ele  lançou cinco livros sob o pseudônimo de Richard Bachman: Fúria (1977), A longa marcha (1979), A auto-estrada (1981), O concorrente (1982) e A Maldição do Cigano (1984). Decidiu fazer isso, pois queria lançar mais de um livro por ano, porém tinha medo de acabar saturando o mercado com seu nome, então convenceu a editora a publicar os livros com o nome de Richard Bachman, tentou esconder sua identidade, porém também acabou sendo descoberto.

São esses os escritores. Se quiser deixa um comentário para a gente. Até a próxima😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário