terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

2 escritores que podem não ter existido

Hoje eu vim falar de algumas teorias que surgiram a respeito de dois escritores mundialmente conhecidos por suas grandes obras.  Os autores são William Shakespeare e Homero. Teorias dizem que eles podem não ter existido e não são os autores reais dos livros que possuem seus nomes. 

William Shakespeare

O escritor viveu na Inglaterra durante o período de 1564 e 1616. Se tornou conhecido por suas obras e hoje é considerado o dramaturgo mais influente do mundo.  

Sua produção literária é composta por 38 peças, 154 sonetos, 2 poemas narrativos e algumas outras poesias.

Sabe-se pouco a respeito de sua vida. Devido a isso, nasceram teorias de que ele não existiu realmente e não é o autor de suas obras. 

Alguns historiadores afirmaram Shakespeare ele passou apenas 5 ou 6 anos na escola. Porém além de possuir um vasto vocabulário, em seus escritos ele demonstrava possuir um grande conhecimento em diferentes áreas, como política, direito, geografia e línguas. 

Os defensores dessa ideia acreditam que existe outra pessoa ou até um grupo de dramaturgos por trás de seus textos. Além disso, não existem manuscritos de suas obras e sua caligrafia nunca foi conhecida. 

Um fato curioso a respeito do assunto é que personalidades importantes como Charles Chaplin, Sigmund Freud e Charles Dickens eram apoiadores dessas teorias. Para eles o verdadeiro escritor seria Edward de Vere, o 17º Conde de Oxford, pois ele teria vivido situações semelhantes as retratadas nas histórias de Shakespeare.


Homero

Homero teria sido um poeta que viveu na Grécia Antiga durante o período de 928 a.c e 898 a.c. e a ele foram atribuídas as autorias de Ilíada e Odisseia.

Apesar de ter se tornado famoso por essas duas histórias, até hoje não exite nenhuma prova sobre sua existência. 

Na época em que Ilíada e Odisseia  surgiram (séculos VIII e  IX a.c, respectivamente) as histórias costumavam ser passadas de uma pessoa para outra de forma oral. Diante disso, acredita-se que podem ter sido fruto da composição oral de vários poetas diferentes e posteriormente foram compiladas em livros e sua autoria foi atribuída a "Homero" que seria apenas um nome fictício.

Nos dois casos nada foi comprovado até hoje e até então tudo se trata apenas de teorias. O que achou? Já conhecia alguma dessas teorias? Conta aí nos comentários. 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário