sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Resenha: Orgulho e preconceito - Jane Austen

Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Pé da letra
Gênero: Romance
Ano de publicação: 1813
Ano da edição: 2018
Páginas: 240


Orgulho e Preconceito é um romance escrito em 1797 e publicado em 1813. A história se passa na Inglaterra, na aldeia de Meryton, um lugar fictício, no inicio do séc. XIX.



Inicialmente nós conhecemos a família Bennet que vive em sua propriedade conhecida como Longborn e é formada pelos Sr. Bennet, Sra. Bennet e suas 5 filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Delas a que recebe mais destaque na história é Elizabeth Bennet, também conhecida ao longo da história como Lizzie, Eliza e Senhorita Bennet.

O maior sonho da Sra. Bennet é casar suas filhas com bons maridos. Na época os casamentos costumavam ocorrer por conveniência, dessa forma, quem era de classe social mais alta tinha mais chances de ter um "bom casamento" com alguém da mesma classe. Porém a família Bennet não era rica o que poderia dificultar um bom casamento para as meninas.

Das cinco moças a única que não se preocupa em casar com o melhor partido é Lizzie. Ela só aceita se casar se for por amor. Desde o inicio nós percebemos que ela é diferente de suas irmãs e da maioria das mulheres da época. É mais independente, gosta de pensar por si própria e não aceita ser diminuída por outras pessoas.

Outro personagem importante para a história é Sr. Bingley, um jovem rapaz que aluga uma propriedade, perto da casa dos Bennet, chamada de Netherfield. Junto dele vem seu melhor amigo, Sr. Darcy, um jovem rico que vive com sua irmã mais nova na sua mansão, conhecida como Pemberley.

Quando a mãe das garotas toma conhecimento da chegada de um novo rapaz na região, logo fica animada, pois enxerga nele um possível marido para uma de suas filhas.

Após a chegada dele é organizado um baile para os jovens da região. As cinco garotas Bennet e os dois rapazes, Sr. Darcy e Sr. Bingley se conhecem. Sr. Bingley acaba se encantando por uma das irmãs. Sr. Darcy é convidado para dançar com Elizabeth, porém ele nega e a jovem acaba ficando com uma impressão muito ruim dele.

Contudo, eles passam a conviver e os sentimentos acabam mudando, só que algumas barreiras se põem entre eles. Dá parte do rapaz há um grande orgulho que o impede de admitir o que sente por uma jovem que não é da mesma classe social que ele. Da parte da moça, inicialmente há um grande preconceito que faz com que ela o rejeite, porém conforme se conhecem isso vai se quebrando. 

O Orgulho e Preconceito que dá nome ao livro aparece de diferentes formas nesse relacionamento, tanto por Lizzie e Sr. Darcy como pela parte de outras pessoas com as quais eles convivem.

Apesar de o enredo central do livro ser sobre história de amor , não se trata apenas disso. Ao longo da leitura é possível perceber diversas críticas a sociedade da época, na qual os casamentos eram feitos com base em dinheiro e na conveniência e o status social determinava como as pessoas eram vistas e tratadas pela sociedade. Também pode ser vista uma crítica em relação ao papel da mulher, pois eram criadas apenas para casar, serem boas esposas e mães e não tinham as  liberdade que foram conquistadas posteriormente.

Foi minha primeira leitura da autora, eu gostei bastante e recomendo a leitura.


Dica de filme:

⇒Além do livro há um filme baseado nele.

Título: Orgulho e Preconceito
Direção: Joe Wright
Ano: 2005
Gênero: Romance, Comédia
Origem: Estados Unidos, França e Reino Unido
Duração: 2h 07min





Dica de vídeo:

Para quem quiser saber mais sobre o livro, a Univesp Tv tem esse vídeo do Literatura Fundamental, um programa que falava de importantes obras da literatura mundial. Houve um episódio especialmente para falar sobre Orgulho e Preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário