sábado, 25 de novembro de 2023

Resenha: A Comédia dos Erros - William Shakespeare


Título: A Comédia dos Erros
Autor: William Shakespeare
Gênero: Peça de teatro (Comédia)
Ano de publicação: 1623
Editora: Lpm pocket
Páginas: 106
País: Inglaterra

A Comédia dos Erros é uma peça de teatro. Como o título revela, é uma história de comédia. Foi a primeira peça de teatro escrita pelo dramaturgo William Shakespeare. Estreou nos palcos, provavelmente em 1594, sendo publicada em texto somente em 1623.

Principais personagens

Para se situar melhor na história da peça, é interessante conhecer os nomes dos personagens, especialmente porque há alguns com nomes idênticos. Os principais são:

  • Egeonte: Mercador de Siracusa;
  • Solino: Duque de Éfeso;
  • Emília: esposa de Egeonte e Abadessa de Éfeso;
  • Antífolo de Éfeso e Antífolo de Siracusa: gêmeos e filhos de Egeonte e Emília;
  • Drômio de Éfeso e Drômio de Siracusa: gêmeos e criados dos irmãos Antífolo;
  • Adriana: esposa de Antífolo de Éfeso;
  • Luciana: irmã de Adriana;
  • Ângelo: Ourives

Enredo da peça

A narrativa se passa em Éfeso, uma antiga cidade grega, no centro da Turquia. Essa cidade estava em guerra com Siracusa, uma cidade italiana localizada na costa jônica da Sicília. Por conta disso, o acesso de moradores de Siracusa a Éfeso estava proibido.

Egeonte, mercador de Siracusa, é condenado à morte por ser encontrado no território da outra cidade. Contudo, antes de sua pena ser executada, o Duque de Éfeso permite que ele conte sua história e explique o que veio fazer naquele território.

Com sua esposa Emília, Egeonte teve dois filhos gêmeos, ambos chamados Antífolo. Após o nascimento dos meninos, o casal decidiu adotar dois bebês de uma família carente, para criá-los como criados de seus filhos, batizando-os como Drômio.

Durante uma viagem de navio, feita a trabalho, um naufrágio separou a família. Emília ficou com um Antífolo e um Drômio, enquanto Egeonte ficou com os outros dois. 

O mercador e os meninos foram parar em Siracusa e Emília se perdeu dos seus bebês e foi acolhida em Éfeso.

Ao se tornarem adultos, Antífolo e Drômio de Siracusa viajam o mundo em busca de seus irmãos. Após cinco anos, Egeonte também vai à procura dos filhos em Éfeso, onde é capturado. 

Sem saber, toda a família acaba se encontrando em Éfeso, o que desencadeia em uma série de confusões devido à semelhança física dos rapazes e aos nomes iguais. Eles são confundidos a todo momento.

Impressões de leitura

É uma história muito leve e engraçada, tem uma leitura tranquila. É muito divertida, é uma confusão atrás da outra que faz a gente rir.

Apesar de ter um tom mais descontraído e divertido, a peça aborda algumas questões relevantes, como a posição da mulher na sociedade e no casamento. Adriana, esposa de Antífolo de Éfeso, em alguns momentos questiona o seu papel de esposa e o modo como é tratada pelo marido.

Trata, também, de temas como tratamento dado aos empregados, muitas vezes tratados com violência, além de questões como honestidade e justiça.

A Comédia dos Erros é uma mistura de humor e reflexão e pode ser uma excelente opção de leitura para quem nunca leu Shakespeare. Apesar de ter sido sua primeira peça escrita, é um texto de qualidade que merece ser lido.

Você já conhecia essa obra? O que achou? Conta nos comentários e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário