segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Resenha: A Cabeça do Santo - Socorro Acioli


Título: A Cabeça do Santo
Autora: Socorro Acioli
Gênero: Romance (Realismo Mágico)
Editora: Companhia das Letras
Ano de publicação: 2014
Páginas: 168
Pais: Brasil


A Cabeça do Santo é um romance da escritora cearense Socorro Acioli. Trata-se de uma história de realismo mágico, desenvolvida após a autora participar da oficina 'Como Contar um Conto', ministrada em Cuba pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez.

História do livro

No livro, conhecemos Samuel, um rapaz que está deixando Juazeiro do Norte para se dirigir a Candeia, um município fictício, atendendo a um pedido de sua mãe. No leito de morte, Mariinha solicitou ao filho que acendesse três velas em seu nome: uma para Padre Cícero, em Juazeiro; outra para São Francisco, na cidade de Canindé; e a terceira para Santo Antônio, localizada em Candeia. Ao chegar em Candeia, deveria procurar seu pai e sua avó, pois eram a única família que lhe restava no mundo.

Para realizar o desejo de sua mãe, o rapaz enfrentou uma viagem de 16 dias muito penosa, sofrida e difícil, sob intenso sol do sertão cearense, até finalmente alcançar Candeia.

Ao chegar ao seu destino, por não ter onde ficar, encontrou abrigo em uma cabeça de Santo Antônio gigante e oca que viu abandonada na cidade.

O Prefeito da cidade decidiu construir uma estátua de Santo Antônio. O corpo foi montado em cima do morro e a cabeça, no chão.  Devido a um erro de cálculo do responsável pela obra, a cabeça do santo não pôde ser elevada até o corpo, resultando em um corpo de Santo Antônio sem cabeça e uma cabeça sem corpo. Isso levou à ruína da cidade, com grande parte dos moradores partindo e a cidade ficando praticamente abandonada.

Dentro da cabeça do Santo, Samuel ouvia diversas vozes de mulheres rezando, embora não houvesse ninguém por perto. A cidade tinha poucos moradores, porém evitavam chegar perto da cabeça, consideravam-na amaldiçoada. 

A única pessoa que se aproximava do monumento era um garoto chamado Francisco. Ele auxiliou Samuel após sua chegada a Candeia, e juntos criaram um plano para ganhar dinheiro utilizando o poder de Samuel de ouvir as rezas das mulheres.

A partir daí, muitas coisas aconteceram que mudaram o destino da cidade.

Impressões de leitura

A Cabeça do Santo é um livro muito leve e divertido, sendo bastante engraçado em alguns momentos. É uma leitura muito agradável que prende; eu não conseguia parar de ler.

Além disso, a narrativa, traz muito da religiosidade e da cultura do povo do Nordeste e do Ceará. Em alguns momentos, principalmente no começo, na viagem de Samuel até Candeia, eu lembrei das obras "O Quinze" de Rachel de Queiroz e "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. Esses dois romances também  abordam a vida e o sofrimento de pessoas diante da fome, da seca, do calor e da miséria no sertão nordestino, o que de fato foi uma realidade para muitas famílias na região Nordeste.

Apesar de ser uma obra contemporânea, retrata um tempo mais antigo, no qual a mulher ocupava uma posição social e desempenhava um papel diferente em comparação com os padrões atuais. Elas viviam para cuidar do marido e dos filhos e não tinham os mesmos direitos que os homens, além disso, sofriam discriminação, especialmente se fossem mães solteiras.

Mesmo sendo uma leitura leve e divertida, o livro aborda diversos aspectos que fazem a gente refletir sobre as diferenças de gênero, as desigualdades sociais, os preconceitos e as transformações sociais que aconteceram ao longo do tempo. E também nos faz nas mudanças que precisamos fazer e os desafios que ainda precisam ser superados na atualidade.

É uma obra de literatura contemporânea de excelente qualidade. Recomendo muito a leitura.

A cabeça do Santo Antônio

Uma cabeça de Santo Antonio, localizada no municipio de Caridade, no Ceará
A cabeça do Santo Antônio - Caridade, Ceará

A cabeça de Santo Antônio mencionada no livro realmente existe em Caridade, um município cearense, localizado a 97 km da capital do estado, Fortaleza. Na obra, esse município recebe o nome fictício de Candeia.

A cabeça foi construída entre os anos de 1984 e 1986, visando atrair o turismo. Por falta de recursos, a obra foi interrompida, e a cabeça ficou a 3 km de distância do corpo, nunca tendo sido unida a ele. Atualmente, ela serve de muro para uma casa no bairro Conjunto Habitacional do município.

Por conta da repercussão que a história da cabeça teve, e breve vai virar um filme, com direção de Joana Mariani.

Fica a dica da leitura de A Cabeça do Santo de Socorro Acioli e do filme que eu já quero assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário