quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Por que as páginas dos livros amarelam com o tempo?

Assim como tudo na vida, os livros estão sujeitos à ação do tempo. Um dos sinais que evidenciam esse efeito é o amarelamento de suas páginas. É natural que livros antigos fiquem com as páginas mais amareladas com o decorrer do tempo. Você sabe porque isso ocorre?

Origem do papel

O papel que conhecemos hoje teve origem na China, em torno do ano 105 d.C. Foi criado pelo chinês T'sai Lun. Era feito a partir de trapos velhos, folhas de cânhamo, cascas de árvore e redes de pesca. 

Esse papel ficou restrito aos chineses por quase 600 anos, somente depois disso foi que outros povos passaram a conhecer o seu processo de fabricação e a sofisticá-lo, desenvolvendo-se assim, vários tipos de papéis, com diferentes texturas, resistências, cores e outras características. No processo de fabricação atual, usa-se a madeira.


Por que os livros amarelam?

Para entender o processo de amarelamento das páginas dos livros, é importante conhecer a composição do papel. A matéria-prima mais usada hoje na fabricação de papel é a madeira. A madeira é formada por algumas substâncias, como a celulose e a lignina.

O amarelamento ocorre devido à lignina, uma substância de cor escura. Na fabricação do papel, retira-se a maior parte da lignina e ele adquire coloração mais clara. Porém, devido à ação dessa substância, ao entrar em contato com luz e oxigênio o papel acaba amarelando.

Esse é um processo inevitável, mas com os cuidados adequados é possível retardá-lo. Papéis com menos lignina demoram mais para amarelar, porém, costumam ser mais caros.


É possível reverter o amarelamento?

Quando se fala no amarelamento do papel, a melhor medida é a prevenção, pois após amarelado não há muito o que se fazer para o papel voltar a ser como era antes.

Quando o livro está com as bordas das páginas amareladas ou escurecidas, muitos indicam lixar a borda. Isso até clareia essa borda, porém não é recomendado fazer isso, pois o contato com a lixa ocasiona uma quebra das fibras do papel, deixando-o mais frágil e suscetível a rasgos ou a outros acidentes. 


Cuidados com os livros

Assim, com alguns cuidados é possível retardar o amarelamento das páginas dos livros, mas não é possível evitá-lo, pois é um processo natural do papel.

Os principais cuidados que se deve ter são:

  • Evite luz solar em contato direto com os livros;
  • Retire a poeira frequentemente;

  • Não deixe os livros apertados na estante ou encaixotados;

  • Não deixe os livros em plásticos, pois impede sua respiração e acelera o seu amarelamento;

  • Folheie os livros, sempre que possível, para que as páginas respirem.

Você sabia dessas informações sobre o papel? Você costuma se preocupar com o amarelamento dos seus livros? Deixa nos comentários o que você pensa sobre isso e continue acompanhando o blog porque sempre tem informações interessantes sobre livros por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário