segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

10 sites para baixar livros de graça e legalmente

Se você gosta de ler livros digitais não pode deixar de conhecer esses 10 sites que disponibilizam livros para baixar de graça. O melhor é que todos oferecem as obras para download e leitura de forma legal, em conformidade com a lei.


1. Portal Domínio Público

Site do governo brasileiro, lançado em 2004. Possui em seu acervo obras literárias, artísticas e científicas nacionais que se encontram em domínio público.

Acesse o Portal Domínio Público


2. Projeto Gutenberg

Site norte-americano. É uma biblioteca online de e-books. Foi fundado por Michael Hart. Possui em seu acervo mais de 60.000 e-books gratuitos, a maioria em inglês, mas há alguns em português.

Acesse o site do Projeto Gutenberg


3. Open Library

É um catálogo de biblioteca aberto. Desenvolvido em abril de 2008 por iniciativa do Internet Archive. Tem o objetivo de tornar disponíveis todas as obras já publicadas no mundo. Possui mais de 20 milhões de registros.

Acesse a Open Library



4. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindli

Pertence à Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para receber a Biblioteca Brasiliana de José Mindlin, um conhecido bibliófilo, e de sua esposa Guita. Possui cerca de 32,2 mil títulos em seu acervo virtual e físico.

5. Europeana Collections

Iniciativa da União Europeia. Possui cerca de 50 milhões de itens digitalizados, entre livros, música, obras de arte, vídeos, jornais e outros, relacionados ao patrimônio cultural europeu.

Acesse a Europeana Colections


6. Biblioteca Digital Camões

Biblioteca digital, criada em 1929. Seu acervo possui textos de língua portuguesa, com importância histórico-cultural para a língua. Possui tanto obras em Domínio Público, como obras com direitos autorais que permitem o seu acesso para leitura gratuita.

Acesse a Biblioteca Digital Camões


7. Biblioteca Digital Mundial

Lançada em 2009 pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress) com apoio da UNESCO. Possui livros, manuscritos, mapas, entre outros, em seus idiomas originais. Apresentando textos em mais de 100 idiomas diferentes, inclusive alguns menos conhecidos ou ameaçados de extinção.

Acesse a Biblioteca Digital Mundial



8. Biblioteca Nacional Digital

Foi lançado em 2006 pela Biblioteca Nacional do Brasil. Disponibiliza livros e documentos das coleções da biblioteca para acesso aberto e gratuito. Tem como objetivo a preservação da memória documental brasileira.

Acesse a Biblioteca Nacional Digital


9. Machado de Assis: vida e obra

Site do Governo Brasileiro dedicado a Machado de Assis. Apresenta informações sobre a vida e obra do autor. Disponibiliza toda sua obra para download. E organiza diferentes informações sobre eles que são disponibilizadas na internet.

Acesse o site Machado de Assis



10. Biblioteca Digital Hispânica

É a Biblioteca Digital da Biblioteca Nacional da Espanha. Foi criada em 2008, tendo como objetivo difundir e preservar o patrimônio cultural da Espanha, além de criar um canal de  cooperação entre as bibliotecas espanholas e latino-americanas. Hoje apresenta mais de 200 mil títulos.

Acesse a Biblioteca Digital Hispânica


Já conhecia esses sites? Aproveite para baixar seus livros preferidos e continue acompanhando o blog para mais dicas como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário