sexta-feira, 30 de junho de 2023

Resenha: Música: breve história - Edson Frederico

Título: Música: breve história
Autor: Edson Frederico
Gênero: Não Ficção (História da música)
Editora: Irmãos Vitale
Páginas: 119
Ano de publicação: 1999


Música: breve história, assim como menciona o título, fala sobre a história da música, desde os tempos mais antigos da humanidade até os tempos mais atuais. 

O homem de Neandertal, especie já extinta que viveu na terra entre 230 mil e 30 mil anos atras já gostava de música e foi o primeiro a tocar um instrumento. Pesquisadores encontraram na Eslovênia uma flauta rudimentar provavelmente feita por esse hominídio. 

O livro também conta sobre os primeiros instrumentos musicais que existiram e como a música era feita antes de existir a teoria musical. E como a música e a teoria musical que temos hoje foi se desenvolvendo ao longo do tempo, junto com o desenvolvimento da história e da cultura de cada civilização, como as da China, Japão, Índia, Egito, Mesopotâmia, Fenícia, Síria, Palestina, Arábia, Grécia, entre outras.

Menciona também quais foram as épocas da música ao longo do tempo (Ars Antiqua, Ars Nova, Ars Mensurablis, Renascimento,  Música barroca, Classicismo, Romantismo, Impressionismo ou Neoclassicismo e Modernismo) e quem foram os músicos e compositores mais importantes de cada época.

Algumas curiosidades sobre a música que o livro traz:

⇒ O segundo instrumento musical mais antigo do mundo é o Ravanastron;

⇒ Algumas civilizações antigas usavam a música para fins mágicos, pois acreditavam que ela tinha poderes;

⇒ A harpa foi criada pelos egípcios;

⇒ Os primeiros instrumentos eram feios com ossos, bambus, madeiras, entre outros;

⇒ O instrumento musical mais importante da antiguidade foi a Lira. Ela foi criada pelos Sírios. 

Música: breve história tem uma leitura fácil e tranquila. Não é necessário ter conhecimentos de música para entender. É uma ótima opção de leitura pra quem gosta de música.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário