quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Agatha Christie: 10 curiosidades sobre a Rainha do Crime

Agatha Mary Clarissa Christie, conhecida como Agatha Christie nasceu em Torquai, na Inglaterra em 15 de setembro  de 1890 e faleceu em 12 de janeiro de 1976 aos 85 anos em Wallingford, Inglaterra. Foi escritora de romances, contos, dramaturgias e poesias, porém ela se destacou mesmo foi nos romances policiais, tanto que se tornou conhecida como a Rainha do Crime.

Essas são algumas curiosidades sobre a escritora.

1. O sobrenome Christie vem de seu primeiro marido.

Ela foi casada duas vezes e passou a maior parte da sua vida com o segundo marido, porém como ela se tornou conhecida como Agatha Christie quando ainda estava com o primeiro marido, Archibald Christie, decidiu manter o Christie em seu nome de escritora. Mas na vida particular usava o nome do segundo marido, Max Mallowan.

2.  Escreveu romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Para não prejudicar sua reputação de Rainha do crime, lançou 6 romances que não eram de literatura policial com o pseudônimo de Mary Westmacott.

3. É a autora mais vendida do mundo.

Seus livros já venderam cerca de 4 bilhões de copias e em número de vendas perde apenas para a Bíblia e para as obras do Dramaturgo William Shakespeare.

4. Tem a peça mais encenada da história.

A ratoeira é uma peça de teatro da Agatha Christie que estreou em 1952 em Londres e continua sendo encenada até hoje, tendo mais de 25 mil apresentações.

5. Seu primeiro livro nasceu de uma aposta com a irmã.

Sua irmã Madge a desafiou a escrever uma história policial, foi aí que nasceu O misterioso caso de Styles que só foi publicado 5 anos depois, após ser dispensado por 6 editoras.

6. Trabalhou como enfermeira na primeira guerra mundial.

Seu primeiro marido lutou na primeira guerra mundial. Para ficar perto dele, Agatha trabalhou como enfermeira em uma hospital e em uma farmácia na guerra. Nesse tempo ela aprendeu muito sobre venenos e utilizou muitos desses conhecimentos em suas histórias.

7. Deu a volta ao mundo.

Ela adorava viajar. Junto com seu segundo marido arqueólogo fez várias expedições ao mundo antigo. E quando era mais jovem chegou a dar a volta ao mundo e surfou na África e em Honolulu. Essas viagens também trouxeram contribuições para suas histórias.

8. Ficou alguns dias desaparecida após se separar do primeiro marido.

Após ser traída e deixada pelo primeiro marido, Agatha Christie desapareceu e após 11 dias sendo procurada, foi encontrada em um hotel com problemas de amnésia, causada provavelmente por um colapso nervoso.

9. Seu detetive Hercule Poirot teve seu obituário publicado no New York Times.

Na edição de 6 de agosto de 1975 do New York Times, a morte do detetive foi estampada na primeira página do jornal. Assim ele foi o primeiro personagem da ficção a ter um obituário. Dois meses depois foi lançada a ultima história do detetive.

10. É autora do livro mais grosso do mundo.

Em 2009 a Harper Collins UK lançou o The complete Miss Marple, uma coletânea com todas s histórias de Miss Marple contendo 12 romances e 20 contos. Esse livro tem 4032 páginas e pesa mais de 8 kg.

Já sabia dessas curiosidades sobre Agatha Christie? Se gosta da Rainha do Crime e de literatura policial continua acompanhando o blog, pois sempre tem conteúdo interessante por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário