terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Resenha : A viagem de Théo: o romance das religiões - Catherine Clement

Título: A viagem de Théo: O romance das religiões
Autor: Catherine Clément
Editora: Companhia de bolso

Ano de publicação: 1997
Ano da edição: 2007
Páginas: 688


Sinopse: A Viagem de Théo -- Romance das Religiões -- Com um conhecimento profundo do tema e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe -- ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles saem em peregrinação, visitando os principais santuários e centros religiosos do mundo, inclusive no Brasil, e descobrem os fundamentos históricos e espirituais de cada uma das grandes religiões. (Fonte: Skoob)

A Viagem de Théo é um romance que conta a história de Théo, um adolescente de 14 anos que vive em Paris. Ele gosta muito de ler e passa o tempo que pode em meio aos livros, aprendendo sobre os temas de seu interesse. Um dos temas que  gosta de conhecer é sobre religiões, pois seus pais optaram por criar-lo e a seus irmão sem nenhuma religião específica, para que no futuro eles pudessem escolher se queriam seguir alguma.

O garoto sempre teve uma saúde mais frágil, até que descobre que esta com uma doença, mas não sabe qual, no entanto percebe que sua família anda triste, com isso imagina que sua doença é grave e não tem cura.

Uma tia do garoto, Tia Marthe, que vive no Japão, vai visitá-lo e leva um presente, uma viagem pelo mundo, só que não é para conhecer os lugares em si, mas sim para conhecer as diferentes religiões que existem ao redor do mundo, pois ela acredita que a única coisa que pode curá-lo da doença é a fé.

Além de ser uma viagem para conhecer as religiões ,é também uma viagem em busca da cura para Théo. Em todos o lugares por onde passam, Tia Marthe o leva a vários médicos para ter diferentes opiniões a respeito da saúde do sobrinho.

Eles partem na viagem . Em cada lugar por onde passam, Théo conhece um amigo de sua tia que são encarregados de explicar sobre as religiões mais importantes do lugar e de levá-lo a alguns lugares importantes relacionados a elas. Falam sobre a história, as crenças, os conflitos e tudo que ele precisa saber a respeito de cada uma.

No inicio do livro há um mapa que mostra os locais por onde Théo e Tia Marthe passam ao longo da história. Inclusive um desses lugares é o Brasil, na Bahia.

Eu gostei bastante da leitura, além de conhecer as religiões, foi bom também para conhecer a respeito de diferentes culturas e até para perder um pouco dos preconceitos que as vezes a gente tem com quem pensa diferente.

Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, A Viagem de Théo é muito interessante e pode ser uma ótima porta de entrada para o tema religião.

Dica de leitura:

Quem quiser conhecer mais sobre religiões, além desse livro eu indico também O livro das religiões dos autores Henry Notaker, Jostein Gaarder e Victor Hellern. Esse livro é mais teórico e explica sobre as principais religiões que existem pelo mundo. Tem uma linguagem bem fácil e mesmo que não tem conhecimentos sobre o assunto pode ler tranquilamente. Um de seus autores, o Jostein Gaarder, também é o autor do livro O mundo de Sofia.
Tem resenha dele no blog: O livro das religiões.

Título: O livro das religiões
Autor: Henry Notaker, Jostein Gaarder e Victor Hellern
Editora: Companhia de bolso
Gênero: Não Ficção
Ano de publicação: 1999
Ano da edição: 2005
Páginas: 335



Nenhum comentário:

Postar um comentário